Mercados têm alta comedida antes de discurso de Powell no Senado

Investidores ponderam dados mais fracos da balança comercial chinesa e avaliam o noticiário com sinais de aumento de tensões geopolíticas

Estes são os eventos que orientam os investidores hoje
Por Bianca Ribeiro
07 de Março, 2023 | 07:17 AM

Barcelona, Espanha — As expectativas sobre o quão longo ainda pode ser o ciclo de alta de juros nos Estados Unidos permeiam as preocupações do mercado. Os investidores aguardam pela primeira apresentação do banqueiro central Jerome Powell no congresso norte-americano, que começa nesta tarde e se repete amanhã.

→ Leia também o Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea: As perspectivas para as privatizações

PUBLICIDADE

Os futuros de índices dos Estados Unidos subiam modestamente instantes atrás, assim como as bolsas europeias. Na Ásia, o fechamento foi misto, com ganhos para a bolsa japonesa Nikkei.

No mercado de dívida, o prêmio do título norte-americano para 10 anos recuava para 3,936% às 7h17 (horário de Brasília). O dólar se apreciava ante outras divisas, enquanto o euro e a libra se desvalorizavam.

Nos demais mercados, o bitcoin e o ouro recuavam enquanto os contratos de petróleo WTI mostravam volatilidade.

PUBLICIDADE

→ O que move os mercados hoje

♾️ Cortes Massivos II. A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, cortará milhares de funcionários ainda esta semana, segundo apurou a Bloomberg. A empresa já havia reduzido sua equipe global em 13% em novembro, com 11.000 trabalhadores demitidos.

⚖️ Balança fraca. As exportações chinesas caíram -6,8% no primeiro bimestre deste ano, reforçando preocupações sobre o crescimento do país. A queda, no entanto, foi mais suave do que os -9% previstos pelo mercado. As importações encolheram -10,2% no mesmo período, ante estimativas de 5,5%.

🚨 Alerta da China. O novo ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, alertou hoje sobre a crescente tensão na relação com os EUA e o risco de que isso pressupõe. Segundo ele, “os EUA visam conter a China em todos os aspectos e colocar os dois países presos em um jogo de soma zero”.

PUBLICIDADE

Bloqueio alemão. Na medida em que as tensões geopolíticas se ampliam, os bloqueios tecnológicos avançam. Segundo o jornal Zeit, a Alemanha pretende proibir as operadoras do país de usar certas peças produzidas pela Huawei e ZTE. Essa atitude se aproxima da conduta dos EUA, que vem revisando licenças envolvendo a Huawei por preocupações de segurança nacional.

🛑 Provocações e ameaças. Kim Yo Jong, irmã do líder norte-coreano, Kim Jong Un, emitiu um alerta para os EUA e a Coreia do Sul, afirmou que Pyongyang está “pronto para tomar ações apropriadas, rápidas e esmagadoras a qualquer momento” se os países prosseguirem com os exercícios militares conjuntos agendados para a próxima semana.

🚄 Contra reforma. A França deve enfrentar hoje uma paralisação no setor de transportes ainda maior neste sexto dia de protestos contra a reforma previdenciária no país, que prevê aumento da idade mínima para a aposentadoria.

PUBLICIDADE

🚗 Nissan rebaixada. A S&P Global Ratings cortou a classificação de crédito da Nissan em um nível, para o status junk de BB+, justificando a decisão com a fraca lucratividade da montadora japonesa e uma perspectiva “improvável” de recuperação forte das vendas.

👗 Lucro em alta. A Zalando, grande varejista online de moda alemã reportou lucro líquido de US$ 197 milhões em 2022, acima das previsões de analistas, superando dificuldades com inflação e aumento de juros com melhora de margem e a introdução de pedidos com valor mínimo.

Os mercados esta manhã

🟢 As bolsas ontem (06/03): Dow Jones Industrials (+0,12%), S&P 500 (+0,07%), Nasdaq Composite (-0,11%), Stoxx 600 (-0,02%), Ibovespa (+0,80%)

As bolsas de valores norte-americanas começaram a semana sem tração, com os investidores cautelosos antes dos próximos eventos e relatórios governamentais que trarão o retrato da resiliência da economia do país, os comentários do presidente do Fed, Jerome Powell e a folha de pagamentos (payroll).

Saiba mais sobre o vaivém dos Mercados e se inscreva no After Hours, a newsletter vespertina da Bloomberg Línea com o resumo do fechamento dos mercados.

Na agenda

Esta é a agenda prevista para hoje:

• EUA: Vendas e Estoques no Atacado/Jan, Crédito ao Consumidor/Jan, Índice Redbook, Índice IBD-TIPP de Otimismo Econômico, Estoques de Petróleo Bruto-API

• Europa: Reino Unido (Índice de Preços de Imóveis Halifax/Fev); França (Total de Ativos da Reserva/Fev); Alemanha (Encomendas à Indústria/Jan); Espanha (Produção Industrial/Jan)

• Ásia: Japão (Transações Correntes /Jan, Empréstimos Bancários/Fev); China (Balança Comercial/Fev, Reservas Cambiais/Fev); Hong Kong (Reservas Internacionais/Fev)

• América Latina: Brasil (IGP-DI/Fev); México (Confiança do Consumidor)

• Bancos centrais: Discursos de Jerome Powell (Fed) e Sam Woods (BoE)

• Balanços: Azul, Grupo Argos, Localiza, Droga Raia, Embotelladora Andina, Colbun, Grupo Supervielle, Zalando, Henkel

(Com informações da Bloomberg News)

🗓️ Os eventos de destaque na semana →

Leia também:

BNDES quer dobrar volume de crédito para R$ 200 bilhões até 2026

Bianca Ribeiro

Bianca Ribeiro

Jornalista especializada em economia e finanças, com passagem por redações e veículos focados em economia, como Valor Econômico, Agência Estado e Folha de S.Paulo.