Em meio a cortes na era Musk, Twitter perde líder da América Latina para Airbnb

Executiva brasileira Fiamma Zarife comandava a operação do Twitter na América Latina desde as demissões promovidas por Elon Musk em novembro passado; a região é uma das apostas do Airbnb em 2023

Caberá a Zarife o trabalho com os líderes da região para impulsionar a expansão de anfitriões e hóspedes e 'liderar a evolução dos mercados locais'
07 de Março, 2023 | 12:16 PM

Bloomberg Línea — Fiamma Zarife, diretora do Twitter na América Latina, deixou a empresa comandada por Elon Musk para assumir a liderança do Airbnb (ABNB) na América do Sul. Ela assume a posição de Leonardo Tristão, que anunciou sua saída em 2022 após sete anos na empresa.

Na madrugada em que o Twitter começou a anunciar suas demissões em novembro de 2022, que afetaram boa parte da equipe brasileira, Zarife publicou em seu Twitter: “Enviando meus melhores pensamentos e energia para todos os tweeps ao redor do mundo. Admiração e respeito por tudo que fizemos juntos. Sempre aqui para o que precisar”. Zarife, que era diretora-geral para o Brasil, havia passado a liderar a América Latina desde então.

PUBLICIDADE

Zarife assumiu o cargo de diretora-geral do Airbnb na América do Sul na segunda-feira (6). Segundo o Airbnb, caberá a Zarife o trabalho com os líderes da região para impulsionar a expansão de anfitriões e hóspedes e “liderar a evolução dos mercados locais”.

“Chego com muita motivação para dar continuidade, em parceria com os times da América do Sul, ao trabalho de aprimorar constantemente a experiência dos nossos anfitriões e hóspedes e impulsionar a atividade turística na região de forma sustentável e com foco na redistribuição do turismo para apoiar as comunidades locais”, disse Fiamma Zarife, em comunicado à imprensa.

Foto: Sérgio Zacchi/Divulgação Airbnb

Ela estará à frente de uma equipe de líderes regionais para identificar novas oportunidades de negócios e desenvolver os mercados locais em parceria com os diferentes times na América do Sul e se reportará a Jordi Torres, diretor regional do Airbnb para as Américas.

PUBLICIDADE

“Temos confiança de que ela irá liderar as equipes locais da região com excelência para fortalecermos ainda mais o mercado e a nossa comunidade neste importante momento para a região”, disse Torres, em comunicado.

Aposta na América Latina

A plataforma de hospedagens, que divulgou resultados para o último trimestre de 2022 que bateram as expectativas dos analistas de Wall Street, vem sinalizando uma forte demanda por viagens.

Na América Latina, as noites e as “experiências” reservadas pela plataforma foram 23% superiores aos números do quarto trimestre de 2021, “com contínua resiliência em alguns países, como México e Brasil”, disse a empresa em carta aos acionistas reportando os resultados.

PUBLICIDADE

“Estamos entusiasmados em ver a forte demanda continuando no primeiro trimestre. Estamos particularmente encorajados por hóspedes europeus que reservam suas viagens de verão no início deste ano, os ganhos de participação de mercado que estamos vendo na América Latina, bem como a recuperação contínua na Ásia-Pacífico”, disse a empresa em comunicado.

Em resposta a uma pergunta sobre guidance (projeção) durante a conferência com investidores e analistas, o CFO do Airbnb, Dave Stephenson disse que o primeiro trimestre de 2023 está atrelado ao desempenho na América Latina e na Ásia.

“Muito de nossa previsão para o primeiro trimestre vem do crescimento contínuo antecipado do mix urbano, internacional e regional. E é por isso que estamos prevendo apenas uma leve queda ano após ano”, afirmou.

PUBLICIDADE

Zarife tem mais de 25 anos de experiência em diferentes setores, começou sua carreira na Petrobras Distribuidora e ocupou cargos de liderança em empresas como Samsung, Claro e Oi. Em 2015, ingressou no Twitter para desenvolver a estratégia comercial da empresa no país e, em 2017, assumiu a posição de diretora-geral no Brasil.

Ela é formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal Fluminense e Relações Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com pós-graduação em Marketing pela PUC-RJ.

No ano passado, Fiamma entrou na lista da Bloomberg Linea das 500 pessoas mais influentes da América Latina.

Leia também

Índice Airbnb: o que a alta de 40% da ação revela sobre a demanda por viagens

Isabela  Fleischmann

Jornalista brasileira especializada na cobertura de tecnologia, inovação e startups