Minério de ferro avança com sinais de recuperação da economia da China

Investidores monitoram agora o Congresso Popular Nacional, que pode trazer mais medidas políticas para impulsionar o crescimento chinês

Por

Bloomberg — O minério de ferro e a maioria dos metais sobem nesta quarta-feira (1) depois que indicadores da China sinalizaram uma recuperação da segunda maior economia do mundo.

O índice de gerentes de compras do setor industrial do país para fevereiro mostrou sua leitura mais alta desde 2012, acima das estimativas dos economistas, com a reabertura de fábricas após o feriado do Ano Novo Lunar. As vendas de imóveis residenciais das grandes incorporadoras aumentaram em fevereiro pela primeira vez em 20 meses.

Os dados corroboram apostas de alta dos metais, que contam com a recuperação da China para alimentar o crescimento da demanda este ano. Após o entusiasmo inicial do começo do ano, os metais oscilaram em fevereiro, com o mercado avaliando o impacto de um Federal Reserve mais “hawkish” e aguardando sinais mais claros de que a economia da China está acelerando.

Houve outros sinais positivos da principal economia da Ásia, principalmente do mercado siderúrgico. Quase dois terços das usinas disseram esperar que as vendas melhorem este mês, de acordo com um relatório da Mysteel.

Os investidores agora estão de olho no Congresso Popular Nacional, que começa neste fim de semana, quando mais medidas políticas para impulsionar o crescimento podem ser anunciadas.

Os contratos futuros de minério de ferro em Singapura saltaram até 2,1%, para US$ 126,70 a tonelada, a maior alta diária em quase três semanas. Na bolsa de Dalian, a matéria-prima siderúrgica subiu 2,3%, e os futuros de aço em Xangai avançaram mais de 1%.

O cobre subiu 1% em Londres, enquanto o alumínio foi negociado em alta de 1,5%, e o zinco teve ganhos de 2,1%.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também:

Mobius, guru de emergentes, diz por que zerou posição na Americanas há 2 anos

Petrobras corta preços de combustíveis após volta de impostos; ação cai 4%