Bloomberg — A fábrica de veículos elétricos que a Tesla (TSLA) estabelecerá no México exigirá cerca de US$ 5 bilhões em investimentos, disse uma funcionária do governo, fornecendo uma primeira estimativa oficial do custo do projeto.
“Trazemos ao México um investimento de cerca de US$ 5 bilhões para a instalação da maior fábrica de veículos elétricos do mundo”, disse a subsecretária de Relações Exteriores Martha Delgado em um vídeo postado no Twitter. O investimento “vem depois de 14 meses de trabalho”, disse ela, acrescentando que “não é o único” que o governo mexicano alinha com a Tesla”.
Delgado estava viajando para Austin, Texas, para participar do Dia do Investidor da Tesla nesta quarta-feira, onde se espera que a empresa forneça detalhes sobre o projeto.
O presidente mexicano Andres Manuel Lopez Obrador disse na terça-feira que a Tesla construirá a fábrica em Monterrey, no estado de Nuevo Leon, fronteira com o Texas, terminando semanas de especulação sobre sua localização, mas não oferecendo mais detalhes.
A AMLO, como o presidente é conhecido, manifestou preferência pela construção da fábrica no sul do país para evitar que a escassez de água afetasse alguns estados do norte do México.
Ele também disse ter conseguido a compromissos ambientais do CEO da Tesla, Elon Musk, em um telefonema na segunda-feira, incluindo o uso de água reciclada durante todo o processo de fabricação.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
Tesla: plano secreto de Musk não é tão secreto nem surpreendente