Movido por incertezas, Ibovespa tem sessão volátil e fecha fevereiro com perdas

After Hours: nos EUA, principais índices acionários tiveram dia de ajustes e fecharam no vermelho

After hours
28 de Fevereiro, 2023 | 06:21 PM

Bloomberg Línea — A última sessão de fevereiro do Ibovespa (IBOV) foi movida por incertezas e volatilidade. O índice fechou o dia em queda, e com perdas mensais de 7,5%. O dólar fechou em alta, aos R$ 5,22. O pregão de ajustes nos Estados Unidos também pesou no clima de cautela, enquanto os índices por lá fecharam no vermelho. No mês que termina, os mercados acionários americanos também ficaram no vermelho.

“Com o mercado externo pouco favorável ao risco, as bolsas americanas seguem corrigindo e se ajustando ao ciclo de aperto monetário que deve seguir firme por mais tempo”, disse Leandro De Checchi, analista de Investimentos da Clear. “Por aqui, o Ibovespa teve um dia marcado por forte volatilidade, mas sem direção definida -- o que levou o mês de fevereiro a fechar em forte queda para o principal índice brasileiro.”

PUBLICIDADE

A sessão foi de perdas para as ações da Petrobras (PETR3; PETR4) após anúncio de redução dos preços da gasolina e do diesel a partir de amanhã (1º de março). A medida ocorre um dia após o governo concordar em retomar a tributação sobre combustíveis, apesar de pressão política contrária.

O anúncio expõe que o governo possivelmente fez uso político da Petrobras para compensar o retorno dos tributos federais sobre os combustíveis, em tentativa de evitar o repasse aos preços aos consumidores, o que seria uma medida considerada impopular.

Cena externa

As ações oscilaram nos EUA à medida que os investidores encerravam um mês brutal para os ativos com movimentos de baixa convicção. O S&P 500 flutuou durante a maior parte da sessão de terça-feira, e teve queda de 2,61% em fevereiro.

PUBLICIDADE

No mês, os investidores perceberam que a inflação não está diminuindo na medida em que o Fed gostaria, especialmente porque os principais indicadores que o banco central está observando ficaram mais quentes do que o esperado. Isso subjugou parte do otimismo que fez as ações dispararem em janeiro.

Os traders também estão, mais uma vez, analisando uma série de dados econômicos. A confiança do consumidor americano caiu em fevereiro devido a preocupações sobre as perspectivas de emprego, renda e condições de negócios. Enquanto isso, os preços das casas nos Estados Unidos caíram pelo sexto mês consecutivo.

Confira como fecharam os mercados nesta terça-feira (28):

PUBLICIDADE

-- Com informações da Bloomberg News

Leia também

Justiça autoriza Americanas a pagar dívida com trabalhadores e pequenos credores

Quem são os latino-americanos no índice de bilionários da Bloomberg

Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.