Bloomberg Línea — A volatilidade dita o tom dos mercados globais nesta terça-feira (28), com investidores repercutindo a reoneração de combustíveis, no Brasil, e novos dados de inflação nos Estados Unidos.
Por volta das 15h (horário de Brasília), o Ibovespa (IBOV) tinha alta de 0,27%, negociado na casa dos 105 mil pontos, enquanto o dólar avançava, a R$ 5,23.
A sessão era de perdas para as ações da Petrobras (PETR3; PETR4), cujos papéis ordinários caíam cerca de 2% após anúncio de redução dos preços da gasolina e do diesel a partir de amanhã (1º de março). A medida ocorre um dia após o governo concordar em retomar a tributação sobre combustíveis, apesar de pressão política contrária.
Entre os indicadores domésticos, a taxa de desemprego caiu para 7,9% no Brasil no trimestre móvel encerrado em dezembro, uma queda de 0,8 ponto porcentual ante os três meses encerrados em setembro.
Destaque ainda para o fim do mandato dos diretores do Banco Central Bruno Serra, de política monetária, e Paulo Souza, de fiscalização. Já na agenda de balanços, divulgam seus resultados do quarto trimestre as empresas SulAmérica (SULA11), BRF (BRFS3), Cosan (CSAN3), Hapvida (HAPV3), Iguatemi (IGTI3), Marcopolo (POMO4) e Suzano (SUZB3).
Nos EUA, os índices acionários passaram a operar entre perdas e ganhos depois que um novo lote de fortes dados de inflação da Europa reforçou o argumento de novos aumentos das taxas que desacelerarão uma das maiores economias do mundo.
Os ativos de risco têm sido pressionados por alertas do banco central de que as taxas de juros precisam subir ainda mais e permanecer elevadas até que a inflação volte para as metas de longo prazo. Os operadores de títulos não veem mais as chances de um corte nas taxas do Fed neste ano, uma mudança em relação ao que esperavam apenas um mês atrás.
Confira o desempenho dos mercados nesta terça-feira (28):
- O Ibovespa subia 0,27%, aos 105.995 pontos por volta das 15h (horário de Brasília);
- O dólar à vista subia 0,48%, a R$ 5,23;
- Nos EUA, os índices oscilavam: o Dow Jones recuava 0,29%, o S&P 500 subia 0,30%, enquanto o Nasdaq 100 tinha alta de 0,54%;
-- Com informações da Bloomberg News
Leia também
Não vamos parar aí, diz CEO da Stellantis após investir em cobre na Argentina
SBF, dona da Centauro, fecha 10 lojas para cortar custos e melhorar margens