Bloomberg — Max Cutler, executivo que lidera a área de de talk shows e parcerias de áudio da Spotify, está deixando a empresa para iniciar um novo empreendimento.
Ele planeja sair em 1º de maio, de acordo com um porta-voz da empresa e um comunicado obtido pela Bloomberg News. Sua saída ocorre quase um mês após a saída de Dawn Ostroff, que supervisionava a área de conteúdo e publicidade, e uma subsequente reorganização da equipe de podcast. Em um comentário na terça-feira (21), o Spotify disse que a saída de Cutler será acompanhada por uma nova reorganização do negócio.
Cutler, que fundou uma empresa de podcasts adquirida pelo Spotify, planeja abrir um novo negócio, de acordo com seu comunicado. Detalhes sobre o novo empreendimento não foram divulgados. Em uma mensagem enviada por ele para a equipe, Cutler disse acreditar que o “futuro é brilhante no Spotify”.
Pioneiro em podcasts, Cutler supervisionou os acordos e parcerias da empresa com grandes criadores, como Joe Rogan, Emma Chamberlain e Alex Cooper, da Call Her Daddy, como vice-presidente de conteúdo e parcerias de criador de conversas, função que assumiu em maio do ano passado. . Ele chegou ao serviço de streaming sueco em 2019 após a aquisição de sua rede de podcast Parcast. Ele fundou a rede, que o Spotify ainda administra, em 2016.
Cortes de custos
O Spotify vem cortando custos em sua divisão de podcast, cancelando programas e eliminando empregos. Os acionistas puniram a empresa no ano passado, levando as ações ao nível mais baixo de todos os tempos. As ações se recuperaram mais de 50% este ano, impulsionadas pelo corte de custos e resultados financeiros melhores do que o esperado relatados em janeiro.
As ações do Spotify chegaram a cair 4,8%, para US$ 119,26 na terça-feira, juntando-se a um amplo declínio nas ações.
Com a saída de Cutler, o Spotify anunciou que Julie McNamara, que já supervisiona os estúdios e o conteúdo original da empresa, agora também supervisionará os exclusivos licenciados. Bryan Thoensen, que ingressou na empresa vindo do TikTok no ano passado, supervisionará as parcerias de conteúdo com criadores terceirizados.
Bill Simmons, o comentarista e apresentador de talk show, se reportará a Sahar Elhabashi, agora chefe de negócios de podcast. Simmons continuará liderando a rede de esportes e cultura conhecida como The Ringer, além de crescer e desenvolver a monetização de podcast.
Durante a teleconferência trimestral, o CEO Daniel Ek disse acreditar que os mais de US$ 1 bilhão gastos em esforços de podcast foram a jogada certa, mas que ele “provavelmente se empolgou um pouco e investiu demais em relação à incerteza que [a empresa ] viu se moldar no mercado.” Ele disse que a empresa se concentraria na eficiência no futuro.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
McKinsey planeja cortar cerca de 2 mil empregos, em maior reestruturação em anos