Bloomberg Línea — Em uma semana mais curta para os mercados, após feriados no Brasil e nos Estados Unidos nos últimos dias, os investidores monitoram nesta quarta-feira (22) a ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), em busca de pistas sobre os próximos passos do Federal Reserve no combate à inflação.
No Brasil, o Ibovespa (IBOV) abre somente às 13h (horário de Brasília) por conta do feriado da quarta-feira de Cinzas. O relatório Focus, do Banco Central (BC), por sua vez, será divulgado às 14h. Por aqui, os investidores seguem repercutindo as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a autonomia do BC.
No cenário corporativo, a consultoria McKinsey, uma das mais renomadas no mundo, planeja eliminar cerca de 2.000 empregos, em uma das maiores rodadas de cortes da gigante da consultoria de todos os tempos.
Confira as notícias que devem movimentar os mercados nesta quarta-feira (22):
1. Relatório Focus e IPCA-15
As projeções do relatório Focus, que serão divulgadas hoje, podem refletir o debate sobre a meta de inflação e o nível dos juros. Na semana passada, o relatório apontou para piora nas estimativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e para a taxa Selic, que deverá encerrar o ano em 12,75%, de acordo com os economistas consultados pelo BC.
Segundo Adriana Dupita, da Bloomberg Economics, as expectativas de inflação serão um indicador para saber se o movimento recente diminui ou alimenta as preocupações sobre possíveis mudanças nas metas à espera do IPCA-15 de fevereiro, considerado uma prévia da inflação oficial, que será divulgado nesta sexta-feira (24).
2. Ata do Fomc
Nos Estados Unidos, as atenções também recaem sobre o patamar de juros. A ata do Fomc será divulgada às 16h, no horário de Brasília. É esperado que o documento dê indícios sobre as decisões futuras do Federal Reserve (Fed) em relação às taxas de juros, após falas agressivas de banqueiros centrais.
3. Mercados
Os futuros de ações europeias recuavam ao lado das ações na Ásia após o pior dia em dois meses para as ações dos Estados Unidos, com os investidores precificando taxas de juros mais altas.
Em Wall Street, os índices futuros estendiam as perdas após queda de 2% do S&P 500 na terça-feira (21), um declínio que afetou todos os principais setores. Já o Nasdaq 100, com grande exposição ao setor de tecnologia e mais sensível aos juros, caiu 2,4%. Previsões fracas de líderes do varejo nos EUA contribuíram para o tom negativo.
4. Manchetes do dia
Estadão: Aliados de Bolsonaro fazem investida no Congresso contra ‘revogaço’ antiarmas do governo Lula
Folha de S. Paulo: Congresso banca ‘mudança fantasma’ com até R$ 79 mil para deputados e senadores
O Globo: Com lista de cargos, governo se articula para garantir base e aprovação da reforma tributária
Valor Econômico: Empresas já ajustam balanços depois da crise da Americanas
5. Agenda
Nos Estados Unidos, acontece às 15h (horário de Brasília) o leilão americano note a cinco anos. Às 18h30 são divulgados os estoques de petróleo bruto semanal API e às 20h30 acontece o discurso de Williams, membro do Fomc. No Brasil, o relatório Focus será divulgado às 14h.
-- Com informações da Bloomberg News
Leia também:
A conta bilionária que Esteves lembrou que já pagou, mas que Lula quer recriar
Nova geração de CEOs é mais jovem e inclui mulheres
Mercados voláteis e apreensivos por mensagem que a ata do Fed trará sobre o juro