Gravadora do BTS quer adquirir rival para manter brilho do K-pop

Após obter sucesso global com o BTS, grupo líder das paradas, a Hybe tem adquirido agressivamente gravadoras localmente e no exterior

Hybe quer adquirir SM para "fortalecer" o K-pop
Por Sohee Kim
21 de Fevereiro, 2023 | 11:14 AM

Bloomberg — A aquisição da SM Entertainment é crucial para solidificar a influência do K-pop e torná-lo mainstream globalmente, disse o diretor-executivo da Hybe, ressaltando a determinação da gravadora do BTS em controlar sua rival.

A mudança é necessária, disse Park Ji-won em sua primeira entrevista como chefe da Hybe. O rápido crescimento do K-pop durante a pandemia agora está diminuindo, provocando temores de que o ímpeto do gênero possa estar atingindo o pico, disse ele.

PUBLICIDADE

“Os dias mais gloriosos fazem do período o mais perigoso”, disse Park. Players internacionais estão começando a aprender com o sucesso do K-pop, e suas fórmulas e métodos correm o risco de serem expostos, acrescentou. “Estamos constantemente com medo de que as pessoas possam simplesmente parar de ouvir K-pop um dia.”

Fundada por Bang Si-hyuk, o bilionário conhecido como “Hitman”, a Hybe está no centro de uma confusa batalha corporativa pelo controle da SM — a célebre agência de talentos por trás das primeiras incursões do K-pop no exterior.

O fundador deposto da SM, Lee Soo-man, vendeu à Hybe uma participação de 14,8% no começo da indústria, abrindo caminho para a Hybe lançar uma oferta para obter o controle de 40% do rival.

PUBLICIDADE

A forte presença da SM no Japão e na China ajudaria a expandir o portfólio musical norte-americano da Hybe, disse Park. Isso, por sua vez, daria às duas empresas mais influência global para defender o K-pop em todo o mundo, disse ele.

Hybe encontra oposição

A oferta de Hybe encontrou forte oposição da administração e dos funcionários da SM. A SM, com sede em Seul, que concordou em fazer parceria com a gigante da internet Kakao, disse na segunda-feira (20) que a aquisição pela Hybe produziria um monopólio.

O preço das ações da SM subiu acima do preço de oferta de 120.000 won de Hybe, alimentado por especulações de que Kakao pode encenar uma guerra de lances.

PUBLICIDADE

O lucro operacional da Hybe caiu 30% em relação ao ano anterior no quarto trimestre, abaixo da média das estimativas dos analistas. A SM previu que seu lucro operacional exclusivo da controladora quase dobraria em 2023, após relatar um aumento de 70% no lucro operacional trimestral em todo o grupo.

Hybe não tem intenção de recuar, de acordo com Park. Mas a empresa não tem planos de mudar o preço de oferta pública por enquanto, disse ele.

Segundo Park, a empresa não está considerando alternativas a uma oferta pública e descartou a possibilidade de revender a participação do fundador da SM, Lee, indicando sua confiança em uma oferta bem-sucedida.

PUBLICIDADE

As ações da SM subiram 1,4% nos mercados asiáticos nesta terça-feira (21), reduzindo os ganhos anteriores após os comentários de Park. O preço das ações da Hybe fechou em queda de 1,3%, enquanto a Kakao caiu 1,7%.

Mesmo com o controle acionário, Hybe enfrentaria obstáculos. Kakao pode acabar sendo um acionista majoritário com uma participação de 9%, se os tribunais rejeitarem o processo do fundador da SM, Lee, de que a venda de ações para Kakao é ilegal.

O fundo ativista Align Partners Capital Management, que detém cerca de 1% da SM, também disse que continuará exigindo que a Hybe adquira 100% da SM a um preço mais alto.

“Não podemos detalhar um assunto que ainda está no tribunal, mas posso dizer que não temos motivos para nos opor a uma parceria com a Kakao se for uma forma de aumentar o valor das ações da SM”, disse Park, recusando-se a comentar possíveis cenários.

A primeira audiência no tribunal está marcada para quarta-feira (22), mas a data da decisão ainda não foi anunciada. Park ainda questionou a afirmação de Align de que o preço das ações da SM poderia exceder 300.000 won por ação.

“Esta não é uma empresa de manufatura”, disse Park. “Se a lógica da Align for válida, qualquer empresa de entretenimento ou jogos poderia expandir infinitamente suas ofertas de conteúdo para aumentar os preços das ações. Mas não funciona assim.”

Hybe disse na semana passada que Lee não participaria da administração após a aquisição e que trabalharia para melhorar a governança corporativa.

Após obter sucesso global com o BTS, líder das paradas, Hybe tem adquirido agressivamente gravadoras localmente e no exterior.

Em 2021, Hybe comprou a Ithaca Holdings, que administra os artistas Justin Bieber e Ariana Grande. Ela também fez parceria com uma operadora de câmbio de criptomoedas e comprou startups e gravadoras como Quality Control, uma gravadora de rap de Atlanta por trás de Lil Baby e Migos.

Hybe fará o possível para apoiar os artistas da SM e ganhar seu respeito e confiança, disse Park. Maximizar o valor da SM leva diretamente ao aumento do valor da Hybe, disse ele. As estrelas pop da SM incluem a boy band NCT DREAM e o girl group aespa.

“Ainda temos uma longa luta pela frente globalmente”, disse Park. O mercado de US$ 5 bilhões do K-pop é pequeno em relação ao mercado pop como um todo, disse ele. “A diversidade é fundamental para nossa sobrevivência e garantiremos que a individualidade de cada artista seja protegida por meio de gravadoras independentes.”

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também:

Mineira Bem Brasil e canadense McCain duelam na guerra da batata pré-frita

Demissões na XP levam a reclamações de ex-funcionários sobre bônus

Espaçolaser encolhe R$ 4 bi em 2 anos após guerra de preço e queima de caixa