Bloomberg — O mercado de ações dos Estados Unidos cai nesta terça-feira (21) em meio às preocupações de investidores com as perspectivas de juros mais altos por mais tempo e diante da escalada das tensões geopolíticas.
Em Wall Street, os índices caíam até 1,5% por volta das 12h10 (horário de Brasília), com os traders dos EUA retornando de um feriado. No Brasil, o mercado segue fechado nesta terça-feira por conta do feriado de Carnaval. Na B3, as negociações serão retomadas apenas na quarta-feira (22) às 13h.
O fundo de índice (ETF) iShares MSCI Brazil (EWZ), que acompanha os ADRs brasileiros e é negociado nos EUA, recuava cerca de 0,4% às 12h10.
Enquanto isso, na China, as ações recuavam em meio a uma guerra de preços entre empresas de e-commerce. O movimento era similar na Europa, onde os papéis cediam depois que o Bank of America (BAC) e o JPMorgan (JPM) previram o fim do rali das ações deste ano.
Segundo a estrategista do BofA Milla Savova, um impulso temporário para a economia da região desaparecerá à medida que o impacto total do aperto monetário se materializar, enquanto as previsões de lucros serão rebaixadas.
O índice Stoxx 600, por exemplo, recuava puxado pela baixa das ações de tecnologia e consumo. Uma pesquisa da Bloomberg com economistas aponta que o indicador terminará o ano 2% abaixo do fechamento de sexta-feira (17).
Atenções no Fed
Discursos considerados “hawkish” (favoráveis a juros mais altos) de banqueiros centrais levaram os traders a considerar outros aumentos de 75 pontos base pelo Federal Reserve até julho.
Eles também cortaram suas apostas para o primeiro corte de juros nos EUA: os swaps agora esperam uma redução de 20 pontos base até o final do ano, em comparação com um movimento de 50 pontos base visto no início deste mês.
“O Fed não está sinalizando que fará nada diferente do que sempre disse – mas antes, os mercados não acreditaram neles”, disse Fahad Kamal, diretor de investidores do SG Kleinwort Hambros Bank. “O mercado estava muito complacente no início do ano, pensando que haveria um pivô. Agora os dados chegaram mais fortes e o Fed não mudou o que eles disseram. Então, tivemos um grande rali mais cedo e depois um pouco de reversão.”
Entre as commodities, os contratos futuros do petróleo tipo Brent, referência para a Petrobras (PETR3; PETR4), caíam à medida que os investidores avaliam a possibilidade de mais aperto monetário e sinais de melhora na demanda da China.
Um ganho nos futuros do West Texas Intermediate (WTI), por sua vez, reflete uma retomada das negociações, já que não houve pregão nos EUA na segunda-feira (20).
-- Com informações da Bloomberg Línea
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
Mercados globais caem com incerteza sobre juro, geopolítica e alertas de gestores
Credit Suisse: falas de presidente do conselho são alvo de investigação na Suíça