Bloomberg — A China Baowu Steel Group, maior siderúrgica do mundo, busca estreitar os laços com a mineradora de minério de ferro Rio Tinto, a principal concorrente da Vale (VALE3), à medida que a demanda da China pela matéria-prima se recupera.
Baowu está buscando se beneficiar dos esforços para reparar as relações comerciais entre a China e a Austrália, disse o presidente da siderúrgica, Chen Derong, em uma reunião na sexta-feira (17) com executivos da Rio Tinto, de acordo com um comunicado à imprensa. Pequim retomou alguns embarques da Austrália no início deste mês, em esforços para encerrar mais de dois anos de disputas diplomáticas.
A empresa chinesa também deseja se envolver mais na produção upstream para ajudar a enfrentar a turbulência do mercado global, disse Chen. “Não podemos confiar na maneira antiga de garantir uma quantidade tão grande de suprimentos para a China, precisamos atualizar”, afirmou.
A Baowu estabeleceu uma joint venture com a Rio Tinto no ano passado para desenvolver o projeto de US$ 2 bilhões em Western Range, na Austrália Ocidental. A empresa chinesa concordou em comprar até 126,5 milhões de toneladas de minério de ferro ao longo de 13 anos a preços de mercado por meio da joint venture.
Baowu lidera o novo consórcio gigante de comércio de minério de ferro da China, o China Mineral Resources Group, que fará compras em nome de cerca de 20 das maiores siderúrgicas chinesas.
A Baowu absorveu a Sinosteel no ano passado e algumas outras siderúrgicas menores em uma integração de toda a indústria para dar à China mais poder de barganha no mercado internacional e para ajudar a cumprir as metas de redução das emissões de carbono.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Vale recruta ex-braço direito de Elon Musk para unidade de metais básicos
Vale lucra US$ 3,7 bilhões no quarto trimestre, recuo de 30% na base anual
© 2023 Bloomberg LP