10 influenciadores de finanças pessoais para ficar de olho e poupar dinheiro

Confira lista feita pela Bloomberg Línea de influencers de finanças que podem ajudar jovens a guardar dinheiro para atingir objetivos financeiros

Por

Bloomberg Línea — Guardar dinheiro é bom para a saúde financeira e ajuda a pessoa a alcançar os seus objetivos: fazer uma viagem, estudar no exterior, comprar um carro, uma casa, ou qualquer outra meta que tenha.

Acompanhar especialistas e seguir influenciadores que ensinam a ter um controle melhor dos gastos pode ser um dos caminhos para ajudar na empreitada, mesmo que o objetivo seja apenas guardar dinheiro para o futuro ou construir uma reserva para emergências.

A Bloomberg Línea selecionou dez influenciadores digitais de finanças para ficar de olho e poupar dinheiro em 2023. Um spoiler: duas das pessoas também estão na lista dos 500 mais influentes da América Latina da Bloomberg Línea. Confira:

1. Natália Rodrigues (Nath Finanças)

Nathália Rodrigues é orientadora financeira, influencer e criadora do canal no YouTube Nath Finanças, em que ensina sobre finanças pessoais. Em 2021, foi listada entre uma das 50 maiores líderes do mundo pela revista americana Fortune. Rodrigues tem foco no público de baixa renda, como jovens e trabalhadores que ganham um salário mínimo.

2. Alan Soares (Boletinhos)

O perfil Boletinhos tem quase 80 mil seguidores no Instagram e visa ensinar finanças pessoais para pessoas mais jovens, como integrantes da geração Z, oferecendo até mesmo uma planilha de gastos gratuita que calcula a porcentagem dos gastos feitos mensalmente. Alan Soares, mestrando em comunicação, é a cabeça por trás dos boletos.

3. Murilo Duarte (Favelado Investidor)

Com mais de 359 mil inscritos no YouTube e 647 mil no Instagram, o perfil do Favelado Investidor tem como objetivo ensinar as pessoas a investir mesmo quando a grana é curta. Murilo Duarte, o nome por trás da marca, agora oferece cursos, com foco também em pessoas de baixa renda ou que não conhecem o mundo dos investimentos e querem começar a investir.

4. Amanda Dias (Grana Preta)

Amanda Dias é a criadora do perfil Grana Preta, que tem mais de 73 mil seguidores no Instagram. O foco da influenciadora é “emancipar” as pessoas usando a educação financeira. No YouTube, Dias tem quase 6 mil inscritos.

5. Matheus e Renan Mizobe Massi (Gêmeos Investem)

Os irmãos Matheus Mizobe Massi e Renan Mizobe Massi afirmam que ficaram milionários com 20 anos e, hoje em dia, têm 231 mil seguidores no Instagram e 917 mil inscritos no YouTube. O canal de ambos, o Gêmeos Investem, tem como foco ensinar as pessoas a poupar e, quem sabe, se tornarem milionárias.

6. Felipe Molero (Kid Investor)

O estudante Felipe Molero diz em seu perfil no Instagram que começou a investir aos 10 anos. Hoje, aos 13 anos, Molero se define como empreendedor e conta que vendia produtos na escola para conseguir ter uma “renda extra”. O “Kid Investor” (criança investidora, na tradução literal), tem 690 mil seguidores no Instagram.

7. Breno Perrucho (Jovens de Negócios)

O canal Jovens de Negócios no YouTube, criado por Breno Perrucho, tem 2,2 milhões de inscritos, enquanto o Instagram conta com 634 mil seguidores. Perrucho tem como foco ensinar seu público sobre investimentos e negócios.

8. Nathalia Arcuri (Me Poupe)

Nathalia Arcuri é jornalista e criadora do canal no YouTube Me Poupe, voltado para educação financeira e um dos maiores do mundo da área, com 7,2 milhões de inscritos. Com cerca de 3,5 milhões de seguidores no Instagram, ela foi incluída na lista de jovens líderes globais do Fórum Econômico Mundial em 2021. É autora do best-seller “Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso”, com mais de 500 mil cópias vendidas.

9. Suriel Ports (Ports Trader)

Um dos maiores nomes de influencers digitais sobre day trade, Suriel Ports, conhecido como Ports Trader, afirma ter mais de 93 mil alunos nos cursos que oferece e tem 1 milhão de seguidores em seu perfil no Instagram. Suriel foca suas postagens em conteúdos sobre day trade, a fim de ensinar as pessoas sobre como maximizar esse tipo de investimento.

10. Bruna Dalcin (Comprando Meu Apê)

A carreira de Bruna Dalcin como influenciadora de finanças começou o YouTube com o canal Comprando meu Apê, criado em 2012. Por lá, Dalcin contou a história de como conseguiu comprar seu primeiro apartamento aos 27 anos, quitando-o aos 30. No YouTube, Dalcin tem 337 mil inscritos. No Instagram, são cerca de 28 mil seguidores.

Leia também:

Multimercados: o que esperar após retorno médio de 17% em 2022

Os salários mínimos na América Latina em 2023 e quais ganharam da inflação