Índices futuros da Ásia apontam para abertura em alta após avanço em Wall Street

Investidores avaliam indicadores que mostram economia mais aquecida do que o esperado e uma inflação relativamente controlada

Mercado avalia possibilidade de uma desaceleração pontual da economia americana
Por Richard Henderson
15 de Fevereiro, 2023 | 08:20 PM

Bloomberg — Os índices futuros de ações na Ásia apontam para uma abertura dos mercados em alta na quinta-feira (16) depois que as ações dos EUA subiram, à medida que os investidores avaliavam novos dados que indicavam mais aperto do Federal Reserve à frente.

Os futuros de ações da Austrália, Japão e Hong Kong subiram. O S&P 500 subiu 0,3% na quarta-feira (15), enquanto o Nasdaq 100 encerrou o dia em alta de 0,8%. Os rendimentos dos títulos de referência do Tesouro a 10 anos subiram seis pontos base e um índice do dólar teve ganho de 0,6%.

PUBLICIDADE

As ações ecoaram as negociações da sessão anterior, já que os sinais de uma economia robusta dos EUA, que levaria a uma resposta dura do Fed, foram ignorados pelos investidores em ações. As vendas no varejo dos EUA em janeiro tiveram o maior salto em quase dois anos e o sentimento das construtoras residenciais aumentou em fevereiro o maior aumento desde meados de 2020.

Os novos dados se somam ao dado de inflação de janeiro, divulgado na terça-feira, que mostrou uma alta de preços mais resiliente do que o esperado. Nesta quinta-feira (16), serão conhecidos mais dados de emprego nos EUA, que devem mostrar um aumento nos pedidos de auxílio desemprego.

O mercado “está nos dizendo que talvez possamos continuar enquanto a inflação estiver caindo no geral e o crescimento for sólido”, disse Quincy Krosby, estrategista-chefe global da LPL Financial, em entrevista à Bloomberg Television.

PUBLICIDADE

A recuperação dos ativos de risco ajudou a impulsionar algumas das estratégias mais especulativas do mercado. Um índice do Goldman Sachs Group de empresas de tecnologia que não dão lucro subiu 4,4% e acumula ganho de quase 30% este ano. O Bitcoin saltou 8,7%, a maior alta em três meses, para atingir o nível mais alto desde agosto.

“Todo mundo está tentando descobrir se haverá um pouso suave e pontual da economia ou se apenas levará mais tempo até entrarmos em uma recessão”, disse Jerry Braakman, diretor de investimentos do First American Trust, em entrevista. “É por isso que você está vendo muita divergência nos mercados.”

Os contratos futuros de petróleo caíram abaixo de US$ 79 o barril depois que a EIA informou que os estoques de petróleo bruto subiram mais de 16 milhões de barris na semana passada.

PUBLICIDADE

As ações da Cisco (CSCO) subiram até 10% no final das negociações, depois de fornecer uma previsão de receita otimista que sugeria que os gastos com infraestrutura de tecnologia estão se sustentando melhor do que o esperado.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE

Lemann troca o CEO na holding do Burger King em busca de acelerar o crescimento

Colapso da Americanas eleva o risco de crise ampla de crédito