Bloomberg — A Tesla (TSLA) apresentará uma terceira versão do “master plan” de Elon Musk no próximo mês, quase um ano depois que o CEO disse estar trabalhando em uma próxima edição.
A fabricante de carros elétricos delineará “o caminho para um futuro de energia totalmente sustentável para a Terra” durante o dia do investidor em 1º de março, tuitou Musk.
A Tesla já disse que seus planos de expansão e plataforma de próxima geração para veículos mais baratos estarão em pauta.
Musk definiu pela primeira vez um plano mestre para a Tesla em 2006, delineando ambições de construir um carro esportivo de alto desempenho e usar os rendimentos desse produto para construir gradualmente veículos elétricos mais acessíveis.
Dez anos depois, ele escreveu a “parte dois”, que detalhou as ambições de construir telhados solares, expandir-se para todos os principais segmentos automotivos e desenvolver a capacidade de direção autônoma.
Grande parte do segundo plano permanece com negócios inacabados.
A implantação do teto solar foi um fracasso, a Tesla tem apenas quatro veículos em produção em volume e seus carros não são autônomos.
As alegações da Tesla sobre as capacidades de direção autônoma – e o papel de Musk em moldá-las – agora estão sujeitas a investigações do Departamento de Justiça dos EUA e da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a SEC.
As ações da Tesla dispararam mais de 1.200% desde que Musk publicou o segundo plano mestre, embora o avanço tenha sido moderado no ano passado diante da aquisição do Twitter por Musk e entregas de veículos abaixo do que o esperado. As ações caíram 65% em 2022, sua primeira queda anual desde 2016.
As ações da Tesla subiram no início deste ano com otimismo de que cortes acentuados de preços levariam ao crescimento das vendas. Musk disse no mês passado que a empresa pretende produzir 2 milhões de carros este ano e minimizar os efeitos das reduções de preços cortando custos.
A montadora também espera fazer algum progresso no aumento de sua linha de veículos com o Semi, que começou a ser entregue aos clientes em dezembro, e o Cybertruck, cuja produção limitada deverá ser iniciada ainda este ano.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
Elon Musk diz que superou dificuldades e salvou Twitter da falência
GM? Volks? Para Musk, principal rival da Tesla será uma montadora chinesa