Bloomberg Opinion — Se você acabou de ser demitido, provavelmente está se sentindo desnorteado e preocupado com o que acontecerá a seguir, especialmente se esta for a primeira vez que você está passando por isso.
Além do óbvio (como fazer uma revisão detalhada das despesas), existem algumas etapas cruciais com mais nuances para garantir que a situação não piore. Para aqueles que trabalharam para uma empresa de tecnologia ou banco - você provavelmente está recebendo um pacote de indenização e benefícios bastante generosos, portanto, evite erros para aproveitá-los ao máximo.
Primeiro, revise o acordo de rescisão e certifique-se de entender os termos - o mais importante, quanto tempo você tem para assiná-lo e devolvê-lo. Se você trabalha para uma grande empresa que acabou de demitir milhares de funcionários, provavelmente não há muito espaço para negociação.
Mas se você estava em uma empresa menor, não presuma que não pode pedir coisas, como ajuda para conseguir um emprego. E não se esqueça de itens diversos, como dias de férias não utilizados ou despesas não reembolsadas.
Independentemente do tamanho da sua empresa, preste atenção especial a quaisquer cláusulas de não concorrência que o impeçam de trabalhar por um determinado período de tempo.
Se parte de sua remuneração foi na forma de opções de ações ou unidades de ações restritas, o acordo de rescisão também deve detalhar como a compensação patrimonial não investida será tratada (você deve verificar seu plano de incentivo de ações e documentos de concessão também, para saber exatamente o que está pendente).
Alguns acordos de compensação especificam que você perderá qualquer patrimônio não investido quando for rescindido, enquanto outros podem prever a aquisição imediata de parte ou de todo ele, incluindo um período definido para exercer as ações. Por exemplo, o CEO da Alphabet (GOOGL), Sundar Pichai, disse que a empresa estava acelerando a aquisição de unidades de ações restritas por um período de tempo para funcionários demitidos.
Do ponto de vista tributário, as indenizações podem ser complicadas. Geralmente é tributado na mesma taxa que o restante de sua renda - mas, como acontece com um bônus, quanto um empregador retém de impostos dependerá de como a indenização é paga. Se for separado do salário normal, aplica-se uma taxa de retenção fixa de 22%. Se isso for menor do que sua taxa de imposto de renda, você pode estar no gancho para a diferença na hora do imposto. Se parte ou toda a sua indenização for paga de uma só vez, isso pode empurrá-lo para uma faixa de imposto de renda mais alta.
Se você receber uma indenização como uma quantia fixa, seria sensato colocar o máximo que puder para trabalhar. Olhe para portos seguros líquidos que estão rendendo mais do que em anos - contas de poupança de alto rendimento, fundos do mercado monetário e títulos do Tesouro.
Quando se trata de um plano de participação nos lucros - 401(k), comum nos Estados Unidos - que permite que os funcionários contribuam com uma parte de seus salários para contas individuais, os trabalhadores demitidos geralmente têm algumas opções. Eles podem manter suas contas de aposentadoria com o empregador anterior ou transferi-las assim que encontrarem um emprego.
Antes de fazer qualquer movimento, porém, verifique se sua rescisão é efetiva imediatamente ou se você ainda está na folha de pagamento por mais algumas semanas. Se for o último, tente superfinanciar sua participação nos lucros para obter o dinheiro correspondente do seu empregador - é basicamente dinheiro grátis, diz Rachel Elson, uma planejadora financeira certificada.
A coisa mais importante a lembrar se você fizer isso, transfira-o diretamente para um custodiante de uma conta de aposentadoria individual, não para você, o titular da conta. Caso contrário, você estará sujeito a uma retenção obrigatória de imposto de renda de 20% (aplicável aos americanos).
Para cobertura de assistência médica, é aconselhável avaliar as diferenças entre continuar a cobertura com seu empregador anterior, passar pelo mercado de seguro de saúde individual ou, para aqueles que são casados, ingressar no plano de um parceiro. (E você não precisa esperar até a inscrição aberta para a última opção; uma dispensa é considerada um evento de qualificação para cobertura de assistência médica.)
Por fim, não se esqueça de qualquer cobertura de seguro de vida que você possa ter em sua empresa. Muitas empresas de tecnologia oferecem benefícios de morte tão generosos que alguns funcionários nunca se preocupam em obter cobertura adicional. Se você foi demitido, é importante revisitar isso, de acordo com Elson.
Se você é solteiro sem dependentes, provavelmente não há problema em deixar isso de lado por enquanto. Mas se você tem alguém que depende de você para obter renda, como uma criança ou um pai idoso, você deve procurar uma apólice de seguro de vida.
O período de tempo que alguém deve reservar para ficar desempregado é uma incógnita, especialmente nesta economia. Ainda assim, os demitidos recentemente devem ter algum ânimo: dados do Bureau of Labor Statistics mostram que quase 70% das pessoas conseguiram encontrar emprego em quatro meses.
Alexis Leondis é colunista da Bloomberg Opinion que cobre finanças pessoais. Anteriormente, supervisionou a cobertura fiscal da Bloomberg News.
Os editoriais são escritos pela diretoria editorial da Bloomberg Opinion
Esta coluna não reflete necessariamente a opinião do conselho editorial ou da Bloomberg LP e de seus proprietários.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
Por que cada vez mais empresas americanas adotam o modelo de folgas ilimitadas
© 2023 Bloomberg L.P.