Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara com apoio de Lula e Bolsonaro

Deputado teve 464 dos 513 votos possíveis e contou com suporte de bloco formado por 20 dos 23 partidos com representação na Casa, entre eles o PT e o PL

Arthur Lira (centro) é reeleito presidente da Câmara com 464 votos e apoio quase unânime de partidos da Casa
01 de Fevereiro, 2023 | 07:59 PM

Bloomberg Línea — O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito presidente da Câmara nesta quarta-feira (1). Ele recebeu 464 votos do total de 513 deputados e venceu o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), seu principal concorrente na disputa.

A vitória de Lira era esperada. Ele recebeu apoio de um bloco formado por 20 dos 23 partidos com representação na Câmara, o que representa 496 parlamentares. A candidatura de oposição, de Chico Alencar, acabou tendo papel apenas simbólico.

Em declarações depois da confirmação da vitória, disse que evitará medidas de populismo fiscal, um dos temas de maior preocupação da economia brasileira, segundo analistas.

O presidente reeleito contou com apoio do governo federal eleito, em meio a uma articulação iniciada ainda nos meses finais de 2022 pela aprovação da PEC da Transição - proposta de emenda à Constituição que permitiu ao governo Lula (PT) aval para gastos de R$ 168 bilhões fora do teto de gastos em 2023.

PUBLICIDADE

Lira foi um dos principais fiadores do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Presidente da Câmara entre 2021 e 2023 sucedendo Rodrigo Maia, o deputado pelo estado de Alagoas não pautou nenhum dos mais de 120 pedidos de impeachment apresentados contra o ex-presidente e foi o principal articulador do chamado orçamento secreto - mecanismo por meio do qual deputados enviam dinheiro a estados e municípios sem se identificar como autores.

O instrumento de liberação de recursos foi usado pelo governo federal para negociar apoio no Congresso, até que foi declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro passado. Lira foi eleito também com apoio do PL de Bolsonaro, de oposição a Lula.

Leia também

Rodrigo Pacheco, do PSD, é reeleito presidente do Senado com apoio de Lula

Lula defende aumentar impostos sobre os mais ricos em reforma tributária