Vale fecha 2022 com produção de minério próxima da meta do ano

Mineradora produziu 80,9 milhões de toneladas no quarto trimestre, desempenho levemente abaixo da estimativa média de sete analistas

Vale divulga resultado financeiro do quarto trimestre no próximo dia 16, após o fechamento do mercado
31 de Janeiro, 2023 | 07:20 PM

São Paulo — A Vale (VALE3) produziu 80,9 milhões de toneladas de minério de ferro no quarto trimestre de 2022. O dado, divulgado na noite desta terça-feira (31), veio levemente abaixo da estimativa média de sete analistas ouvidos pela Bloomberg, de 82 milhões de toneladas.

No ano, a mineradora teve uma produção de 307,8 milhões de toneladas de minério, um desempenho próximo do piso do guidance (meta) fornecido pela companhia, (310-320 milhões de toneladas).

PUBLICIDADE

A companhia explicou a queda de 2% na produção de minério em 2022, citando, por exemplo, os atrasos de licenciamento no complexo da Serra Norte em Carajás, no estado do Pará, e maior compra de terceiros.

Em seu relatório de produção, a mineradora informou que o desempenho trimestral foi marcado “por fortes vendas de finos de minério de ferro e níquel, um aumento de 24% e 30% na comparação trimestral respectivamente, com a conversão dos estoques formados no trimestre anterior em vendas”.

Níquel, cobre e pelotas

A mineradora divulgou ainda que a produção de pelotas totalizou 32 milhões de toneladas em 2022, um aumento de 1%, atribuindo o desempenho a “um melhor mix de pelotas de redução direta (49% do total da produção vs. 41% em 2021), alavancado pelo feed de maior qualidade e aproveitando maiores prêmios de mercado”.

PUBLICIDADE

Já a produção de níquel cresceu 6% em 2022 para 179 mil toneladas, explicado principalmente pela estabilização das operações após paralisação do trabalho de Sudbury (Canadá) em 2021, assim como o desempenho em Onça Puma, no Pará.

A produção de cobre, por sua vez, diminuiu 15%, totalizando 253 mil toneladas em 2022, devido à manutenção prolongada no moinho de Sossego, no Pará, durante o primeiro semestre do ano, e manutenção adicional necessária tanto em Sossego quanto em Salobo, segundo a companhia.

“Esses eventos foram parcialmente compensados por uma maior produção no Canadá devido a estabilização das minas de Sudbury e a recuperação de cobre de estruturas que contêm precipitados de cobre em Thompson, reduzindo desperdício como parte da nossa abordagem alinhada à mineração circular”, explicou a Vale.

PUBLICIDADE

O resultado financeiro do quarto trimestre é esperado para o próximo dia 16, após o fechamento do mercado.

Leia também

Exxon tem lucro recorde, mas ações recuam e expõem desafio de petrolíferas

Sérgio Ripardo

Jornalista brasileiro com mais de 29 anos de experiência, com passagem por sites de alcance nacional como Folha e R7, cobrindo indicadores econômicos, mercado financeiro e companhias abertas.