Bloomberg — Os índices futuros das ações asiáticas apontavam para uma alta na pré-abertura na segunda-feira (30), com os mercados da China continental reabrindo depois de uma semana de feriado em meio a um mercado em alta e com os investidores apostando que o Federal Reserve diminuirá o ritmo de alta das taxas em sua decisão de política monetária esta semana.
É provável que o sentimento seja influenciado pela alta das ações nos EUA na sexta-feira (27), com Wall Street ignorando as perspectivas decepcionantes de algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo. Os futuros de ações para o Japão sugeriram ganhos iniciais e as ações australianas subiram.
A recuperação das ações de tecnologia neste início de ano deu ao Nasdaq 100 sua melhor semana desde novembro - com a Tesla (TSLA) e a controladora do Facebook, Meta Platforms (META) subindo mais de 3% na sexta-feira. O índice Nasdaq 100 também marcou seu quarto avanço semanal consecutivo. Isso ocorre mesmo depois de uma previsão sombria da Intel (INTC), que se seguiu a recentes comentários preocupantes da Microsoft (MSFT) e da Texas Instruments (TXN).
As ações reabrem em Xangai e Shenzhen após uma semana de comemorações do Ano Novo Lunar, com o índice de referência CSI 300 a menos de um ponto percentual de um avanço de 20% em relação à mínima de outubro. As ações de Hong Kong subiram quase 3% desde que seus pares da China continental negociaram pela última vez em 20 de janeiro. Um indicador de empresas chinesas listadas subiu quase 5% no período.
Juros
Os bancos centrais estarão em destaque a partir do meio da semana, começando com o Fed, que deve reduzir para um aumento de 0,25 ponto porcentual nas taxas de juros em meio a sinais de arrefecimento da inflação.
Um relatório na sexta-feira mostrou que a medida de inflação preferida do Fed desacelerou em dezembro para o ritmo anual mais lento em mais de um ano e os gastos caíram. Dados separados da Universidade de Michigan mostraram que as expectativas de inflação nos EUA continuaram a recuar no final de janeiro, ajudando a impulsionar o sentimento do consumidor.
A secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse estar animada com os dados recentes sobre inflação e empregos, mas admitiu que a economia corre o risco de entrar em recessão.
O Banco Central Europeu e o Banco da Inglaterra devem subir suas taxas de juros em 0,5 ponto porcentual quando realizarem sua reunião de política monetária esta semana.
Um grupo de 10 moedas asiáticas eram negociadas em estabilidade no início das negociações. O yuan offshore estava ligeiramente mais alto, e o onshore apontava para uma alta na abertura.
As infecções por covid não parecem ter saído de controle durante o feriado chinês, apesar da retomada das viagens, e os indicadores de consumo sustentando o otimismo para a recuperação econômica.
Os rendimentos dos títulos do governo foram ligeiramente mais altos na Austrália e caíram ligeiramente na Nova Zelândia, após pouco movimento no nível de fechamento dos títulos do Tesouro de 10 anos de referência na sexta-feira.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Rio Tinto, concorrente da Vale, perde cápsula radioativa no deserto australiano
Expectativas de inflação nos EUA se estabilizam antes de decisão do Fed
Bilionário mais rico da Ásia contesta ‘short-seller’ que fez sua fortuna desabar