Bloomberg — Um anúncio surpresa da Mars de que suspendeu o uso dos personagens de M&Ms - os spokescandies - que estrelam os anúncios da marca de doces e confetes - está gerando especulações sobre se é uma reação ao furor conservador ou uma estratégia atrevida para um anúncio do Super Bowl.
Mudanças nos M&M’s falantes no início do ano passado com o objetivo de torná-los mais inclusivos levaram alguns conservadores, incluindo o comentarista da Fox News Tucker Carlson, a criticar a marca pelo que denominam de capitalismo “woke”, de suposta preocupação excessiva com a sustentabilidade. O tumulto à época, que ocorreu principalmente nas mídias sociais, logo desapareceu.
Portanto, a aparente decisão da Mars de retirar seus mascotes de cena e substituí-los pela comediante, ex-estrela do Saturday Night Live, liberal Maya Rudolph iniciou um debate online sobre as verdadeiras intenções da empresa. Quaisquer que sejam os motivos, a marca provavelmente receberá o burburinho antes do Super Bowl em 12 de fevereiro, quando deve veicular um anúncio.
A marca do M&M’s diz que a decisão da mudança está em andamento há algum tempo e não é uma reação a nada específico, de acordo com um comunicado enviado por e-mail.
A primeira aparição de Maya Rudolph será “um papel de protagonista” na campanha da empresa no Super Bowl. “Com Maya atuando como a nova porta-voz da marca, isso permitirá que o colorido elenco de porta-vozes da M&M’S se afaste e abrace um novo caminho para perseguir outras paixões.”
Na segunda-feira (23), a M&M’s disse em um tuíte que não tinha certeza “se alguém notaria” as mudanças nos personagens feitas no ano passado. “E nós definitivamente não achamos que isso quebraria a internet. Mas agora entendemos - até os sapatos de um doce podem ser polarizadores.”
Os sapatos eram uma referência ao M&M verde, uma personagem feminina, que trocou o tênis branco por uma bota de salto alto como parte das mudanças de 2022. Recentemente, a M&M’s lançou novas embalagens que apresentavam todas as personagens femininas pela primeira vez.
Os M&M’s com a mensagem de despedida foram apresentados na página do Instagram da marca há um dia, em uma celebração do Ano Novo Lunar na Ásia.
Maya Rudolph, estrela da comédia de sucesso de 2011 Bridesmaids e do mais recente programa de TV Loot, receberá o título honorário de “Chefe da Diversão”, segundo a marca. Ela ajudará a “criar um mundo a qual todos sintam que pertencem”.
A decisão da M&M de deixar de lado seus mascotes icônicos é apenas uma jogada temporária, porque abandoná-los permanentemente pode não ser vantajoso, disse o especialista em marketing digital Anthony Paparo. Como concessão à mídia conservadora, Rudolph dificilmente é uma escolha óbvia, disse.
“Vai parecer que eles vão se curvar nas próximas semanas e acho que isso é algo que a mídia noticiosa vai aceitar e divulgar como uma vitória para a posição conservadora”, disse Paparo. “Mas então acho que vai aparecer uma inclinação ainda mais forte na outra direção.”
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Consumidor está cada vez mais desconfiado das marcas, diz chairman da WMcCann