Bloomberg — A 3M (MMM) disse que planeja cortar cerca de 2.500 empregos na indústria, citando obstáculos econômicos persistentes, e prevê lucro aquém das estimativas de Wall Street para este ano. A ação despencou perto de 5% nas negociações antes da abertura do pregão nesta terça-feira (24).
“Esperamos que os desafios macroeconômicos persistam em 2023″, disse o CEO Mike Roman em comunicado nesta terça-feira (24). Os cortes de empregos planejados são “uma decisão necessária para se alinhar aos volumes de produção ajustados”, disse ele.
A 3M tinha cerca de 95.000 funcionários no final de 2021, de acordo com registros de valores mobiliários.
A fabricante de post-its, suprimentos cirúrgicos e telas sensíveis ao toque disse que prevê os ganhos ajustados para o ano inteiro para 2023 em uma faixa de US$ 8,50 a US$ 9,00 por ação, excluindo itens especiais. Isso está abaixo da estimativa média dos analistas.
As vendas orgânicas podem cair até 3%, disse o conglomerado industrial e de bens de consumo.
A notícia segue um ano tumultuado para a gigante da manufatura com sede em St. Paul, no estado do Minnesota, e mostra que há mais turbulência no horizonte.
A 3M tem lutado contra a redução da demanda em segmentos-chave, bem como riscos crescentes ligados a litígios sobre protetores auriculares de combate supostamente defeituosos.
Ela também enfrenta responsabilidades por suspeita de contaminação causada pelos chamados produtos químicos eternos, que a empresa planeja parar de produzir até o final de 2025.
A empresa cortou duas vezes as vendas e perspectivas de lucro para o ano de 2022, mais recentemente em outubro, com o dólar forte e a demanda instável aumentando a pressão da inflação e da turbulência na cadeia de suprimentos.
O lucro por ação ajustado do quarto trimestre e a margem operacional ajustada para o período também ficaram aquém das estimativas dos analistas.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
Mars suspende personagens de M&Ms: reação ESG ou ação de marketing?
Twitter sofre ação por não pagar aluguel de seus escritórios em São Francisco
CEO do Google diz que demissões foram forma de evitar problemas ‘muito maiores’
© 2023 Bloomberg LP