Baixo crescimento global pode durar até 2024, alerta chefe do Banco Mundial

David Malpass aponta como obstáculos para o crescimento a inflação persistente que levou à alta dos juros e a limitação de novos investimentos

Por

Bloomberg — O presidente do Banco Mundial, David Malpass, disse neste domingo (22) que está preocupado que uma desaceleração na economia global neste ano possa ser “duradoura”.

“Esse período de crescimento lento para o mundo pode durar até 2023-24 e isso é uma preocupação”, disse o presidente David Malpass em entrevista à Sky News, de acordo com uma transcrição fornecida pela rede.

Malpass disse que a inflação persistente e a escassez de novos investimentos são obstáculos. “Ao olhar um ano à frente e dois anos à frente, é difícil ver que haverá uma forte recuperação”, disse ele.

Ele instou os governos que fornecem ajuda financeira – para ajudar as pessoas a lidar com choques de preços de energia, por exemplo – a não fazer pagamentos sem prazo.

“Quando os governos subsidiam seus cidadãos, o que é politicamente necessário e atraente, eles precisam ter um prazo e um objetivo”, disse Malpass.

“Em vez de dar benefícios a todos no futuro previsível, faça isso por seis meses para o grupo mais restrito possível que é prejudicado pelos preços mais altos que estão ocorrendo agora.”

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Estados Unidos já estão em recessão, diz investidor que previu a crise de 2008

Bastidores do colapso da Americanas envolvem rombo, brigas e perplexidade