Bloomberg — A Meta Platforms (META) deve ser a megacap do universo da internet com melhor desempenho este ano, de acordo com uma pesquisa do JPMorgan (JPM) com investidores, sugerindo uma recuperação para a controladora do Facebook após seu pior ano já registrado.
De acordo com a pesquisa, 41% dos entrevistados apontaram a Meta como a empresa que eles esperam que terá o melhor desempenho este ano, seguida pela Amazon (AMZN), com 36%, embora se espere que o comércio eletrônico seja o subsetor com melhor desempenho. A Netflix (NFLX) deve ser a megacap com o pior desempenho.
Todas as três empresas estão saindo de quedas consideráveis do último ano: a Meta caiu 64% em 2022, sendo uma das 10 com pior desempenho entre os componentes do Índice S&P 500 (SPX), que por si só caiu 19%. A Amazon caiu 50%, em sua maior queda de um ano desde 2000, e a Netflix caiu 51%, embora tenha subido quase 90% em relação à mínima de junho.
O grupo viu uma pressão generalizada à medida que o Federal Reserve aumentava agressivamente as taxas de juros para combater a inflação, pesando sobre os múltiplos das chamadas empresas de crescimento, ao mesmo tempo em que aumentava a perspectiva de uma recessão. A Meta percebeu mais fraqueza quando teve de lidar com a mudança na política de privacidade da Apple (AAPL), que diminuiu sua capacidade de vender anúncios direcionados em iPhones. Os investidores também questionaram o controverso plano da Meta de investir pesadamente no metaverso.
Após o sell-off do ano passado, “os entrevistados de nossa pesquisa esperam que o setor de internet dos Estados Unidos tenha um desempenho ligeiramente superior ao do S&P 500 este ano”, escreveu o analista do JPMorgan Doug Anmuth. Segundo a pesquisa, 43% dos entrevistados esperam que as ações de Internet ponderadas por capitalização de mercado subam mais de 5% este ano, e 30% deles esperam elas fiquem estáveis. Para comparar, 30% dos entrevistados esperam que o S&P 500 suba mais de 5% em 2023, enquanto 45% esperam retornos estáveis.
A pesquisa do JPMorgan mostra que os investidores veem três oportunidades principais para o setor da internet, incluindo valuations atrativos, melhores comparações em termos anuais e melhores fluxos de caixa e margens. Os entrevistados citaram as preocupações macroeconômicas – incluindo juros e inflação – como os maiores obstáculos esperados, juntamente com uma desaceleração na receita e no crescimento.
Além das maiores empresas do mercado, a pesquisa indica que os investidores esperam que o Match Group (MTCH), controladora do aplicativo de relacionamentos Tinder, seja a ação de internet com melhor desempenho este ano, e que a varejista de vestuário Farfetch seja a empresa de pequeno porte com melhor desempenho. Cerca de 24% dos entrevistados indicaram a Farfetch, o que, segundo o JPMorgan, foi “mais que o esperado”.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Sergio Rial explica como descobriu ‘falhas’ de R$ 20 bi em nove dias como CEO