Investidores apostam que o dólar deve perder força frente a moedas globais

Redução do ritmo de altas de juros nos EUA pode fazer a moeda americana se desvalorizar em relação a outras divisas

Por

Bloomberg — Os investidores nos Estados Unidos estão cada vez mais pessimistas em relação ao dólar, em meio a especulações de que o Federal Reserve (Fed) deve diminuir o ritmo de altas de juros.

Apostas contra o dólar no mercado de derivativos americano, em relação a oito das principais moedas internacionais, subiram para 30.457 contratos na semana passada, o maior nível desde agosto de 2021, segundo dados da Commodity Futures Trading Commission.

Enquanto isso, os swaps de juros mostram que os investidores agora esperam que a taxa efetiva do Fed atinja um pico abaixo de 5%, depois que dados na sexta-feira mostraram crescimento salarial menor no mês passado. Antes do relatório, os swaps apontavam para um pico de 5,06%.

“Os pilares da força do dólar estão começando a ceder”, disse John Bromhead, estrategista do Australia & New Zealand Banking Group em Sydney. “A ata da semana passada mostra que o Fed se aproxima da taxa final e fará uma pausa em breve.”

Gestoras como Jupiter Asset Management to JPMorgan Asset Management apostam que o Fed deve atenuar o ritmo de aumentos de juros. No ano passado, a postura agressiva do banco central americano em relação a outras nações e fluxos de investidores em busca de refúgio ajudaram a impulsionar o índice do dólar da Bloomberg para nível recorde.

O mercado agora aposta que o Banco Central Europeu subirá juros mais do que o Fed em 2023, com cerca de 1,50 e 0,60 ponto percentual de aperto adicional precificado, respectivamente, de acordo com swaps vinculados às datas das reuniões das duas autoridades monetárias. Os estrategistas do Nomura e do Morgan Stanley recomendando posições compradas em euro contra dólar.

“Acho que teremos uma grande divergência na política monetária entre EUA e Europa em 2023″, disse o chefe de renda fixa da Union Investment, Christian Kopf, em entrevista à Bloomberg TV. Ele espera que o Fed atinja o pico de seu ciclo de alta já em fevereiro. “Isso deve levar o euro a subir.”

Dados de inflação dos EUA para dezembro e comentários do presidente do Fed Jerome Powell esta semana podem ajudar a dar o tom para os próximos movimentos do dólar. O Bloomberg Dollar Spot Index caiu até 0,7% na segunda-feira, após cair 1% na sexta.

Mesmo assim, alguns estrategistas dizem que o dólar pode em breve retomar seu impulso ascendente com promessas do Fed de continuar seu aperto monetário.

-- Com a colaboração de Libby Cherry.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Morgan Stanley: Mercado de ações dos EUA pode cair 22% com recessão americana

Aumento de risco político deve afetar ativos do país, dizem economistas