Bloomberg — Há suspeitas de que os alimentos para bebês à venda nos supermercados dos Estados Unidos contêm metais pesados em quantidades que podem diminuir o QI das crianças e causar problemas de desenvolvimento.
A Food and Drug Administration dos EUA (FDA), órgão semelhante à Anvisa, no Brasil, tem conhecimento do problema há anos, mas mesmo após uma investigação do Congresso americano em 2021, que resultou em dois relatórios irrefutáveis, pouca coisa mudou.
A Bloomberg Law comprou 33 produtos alimentícios para bebês em lojas e online e os enviou para um laboratório para serem testados de forma a verificar a existência de metais pesados. Os resultados? Todos os produtos, exceto um, continham pelo menos dois destes metais pesados: chumbo, arsênico e cádmio.
Parece simples alimentar bebês com comida que não contenha metais pesados que podem prejudicar seu desenvolvimento. Mas, na verdade, é complicado.
Grande parte da contaminação vem do meio ambiente. Frutas, vegetais e outras plantas, principalmente o arroz, absorvem os metais à medida que crescem. É possível reduzir o índice de metais pesados através do plantio em solos com baixo teor de metais, utilizando sistemas de irrigação e selecionando variedades específicas de culturas.
A agência iniciou um programa chamado Closer to Zero (Próximo a Zero, em tradução livre) em 2021 para resolver o problema. Até agora, a agência liberou apenas esboços de diretrizes a respeito do chumbo em sucos e ultrapassou seus próprios prazos para diretrizes a respeito do chumbo em outros alimentos para bebês.
E, por fim, a agência não está emitindo regulamentos rígidos, apenas diretrizes, que tornam a aplicação da lei opcional.
“Há uma geração, a FDA não tem priorizado o problema de metais pesados nos alimentos para bebês”, disse Scott Faber, do Environmental Working Group.
A Bloomberg Law testou produtos de nove empresas. Algumas delas divulgaram declarações afirmando seu compromisso de cumprir com as normas da FDA, e outras afirmaram que tomam medidas para eliminar os metais pesados de seus produtos.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
Bancos da Argentina constroem cofres para lidar com recorde de dinheiro vivo
14 restaurantes que vão abrir em 2023 nos EUA e que vale a pena conhecer