5 dicas para conquistar uma promoção de emprego em 2023

Com a recessão batendo à porta, garantir que a carreira não será tão afetada é a prioridade para trabalhadores de todo o mundo

O jeito mais simples de saber como ser promovido em seu trabalho é perguntando quais habilidades são esperadas
Por Helen Chandler-Wilde - Eamon Akil Farhat
08 de Janeiro, 2023 | 09:04 AM

Bloomberg — Ano novo, promoção nova. Será? Talvez muitos de nós incluímos uma melhoria na carreira como resolução de Ano Novo. Mas como o mercado de trabalho está entre altos e baixos, confira algumas dicas para subir mais um degrau no trabalho.

1. Administre seu trabalho remoto

Conseguir uma promoção não se trata apenas do desempenho de seu trabalho – trata-se também do quanto seu chefe vê. Ter um gestor que o acompanha no trabalho presencial pode gerar resultados positivos, pois demonstra compromisso, segundo um estudo de 2019.

PUBLICIDADE

Outro estudo constatou que trabalhar de casa reduziu a taxa de promoção, apesar do aumento da produtividade. “Qualquer pessoa que pense seriamente em tentar ser promovido provavelmente não passará cinco dias por semana trabalhando remotamente, mas utilizará boa parte do tempo indo ao escritório para ficar mais visível”, disse Jack Kennedy, economista britânico da Indeed.

Os empregadores podem ter ficado mais conscientes destas questões para tentar compensar, mas é claro que é sempre bom pensar em como você comunica suas habilidades para seus chefes, disse Hannah Salton, orientadora vocacional e consultora.

Muitas das habilidades fundamentais que você precisa demonstrar no trabalho não mudaram. Entretanto, desde a pandemia, a maneira como você pode mostrar essas habilidades pode ter ficado diferente”, disse ela. ”Se estiver trabalhando de casa com mais frequência, talvez precise fazer um esforço maior para ser visível para seu chefe e para sua equipe mais ampla”.

PUBLICIDADE

2. Proteja sua carreira da recessão

Com a recessão assombrando as pessoas, pode ser bom pensar em como a economia pode afetar seus planos de desenvolvimento de carreira. É possível fazer algumas coisas: tentar adquirir habilidades que o tornem um funcionário difícil de substituir e pensar em trabalhar em partes do negócio que estão lucrativas, segundo Kennedy.

“No clima atual, as funções geradoras de receita serão importantes”, disse ela. “Os empregadores estarão muito atentos para ficar com funcionários que possam manter a receita e o fluxo de caixa em um clima de recessão.”

Ele acrescentou que há setores que se sairão melhor em uma recessão do que outros, o que poderia ser útil se você estiver entrando na força de trabalho ou pensando em mudar de carreira. Setores como saúde, distribuição e varejo online serão menos afetadas por uma recessão do que outras, disse ele. Considere setores que atualmente contam com uma alta taxa de vacância.

PUBLICIDADE

Observar dados econômicos pode ajudar também. Cerca de 600 mil pessoas deixaram a força de trabalho desde 2019 com a maior taxa de desistência entre 50-69 anos de idade, de acordo com os números do Escritório de Estatísticas Nacionais do Reino Unido Isso significa que muitos cargos podem estar disponíveis.

“Trabalhadores mais jovens podem usar isso em seu favor – até certo ponto – para obter uma promoção”, disse Kennedy.

3. Encontre o cargo certo

É muito mais provável que você tenha um bom desempenho se estiver em um cargo que lhe agrade, disse a orientadora vocacional Alice Stapleton. Ela afirma que, para seus clientes, isso às vezes pode envolver uma mudança completa de carreira.

PUBLICIDADE

Ela ajudou uma veterinária a se tornar uma confeiteira, uma advogada a se reciclar como consultora ambiental e uma consultora criativa a se dedicar à floricultura de alto nível.

É difícil ser bem-sucedido em uma carreira se você fica pensando que não é o que você gostaria de fazer no longo prazo”, disse. “Eu incentivo as pessoas a testarem suas ideias. Experimentá-las na vida real o máximo possível com pouca experiência profissional, estágios, ou apenas conversado com pessoas que fazem o trabalho almejado.”

4. Amplie e aprofunde suas habilidades

Uma das maneiras menos surpreendentes de subir no trabalho em 2023 é aprofundar suas habilidades, ou adquirir algumas novas, o que poderia ajudá-lo a ser promovido ou conseguir outro emprego.

Focar em adquirir habilidades primeiro vai ajudá-lo no longo prazo com promoções, disse Alistair Woods, parceiro de pagamentos e empregos da PwC. “A progressão linear era a norma há alguns anos, mas vamos acabar com carreiras vazias”, disse ele. “Foque nas habilidades, não no emprego: o dinheiro e o cargo virão com a aquisição das habilidades.”

Pense estrategicamente e busque habilidades que outros não possuem para ter a melhor chance de promoção, acrescentou Woods. Os clientes reclamam regularmente sobre a falta de pessoas que combinem hard e soft skills. Os empregadores estão procurando “pessoas que possam combinar a habilidade nos negócios com as habilidades voltadas para o cliente”, disse ele.

5. Pergunte

Há uma maneira muito simples de descobrir como ser promovido – basta perguntar ao seu chefe o que ele busca e que habilidades quer ver, disse Stapleton. “Pergunte o que a empresa quer ver em você. Não dá para melhorar suas habilidades se não estiver ciente delas.”

Quando souber o que é necessário, Stapleton recomenda ser estratégico para garantir que você obtenha essas habilidades. “Mantenha um registro de tudo o que você está fazendo que está além das tarefas cotidianas, que é onde você agrega valor”, disse. Quando chegar a época das promoções, ter um registro das provas que mostram que você está pronto para ser promovido será bastante útil.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também:

Tesla e Netflix têm vagas abertas com salários de até US$ 600 mil no ano

Como investir e se proteger do aumento do risco fiscal, segundo 5 especialistas