Fertilizantes: preços caem para menor nível em 19 meses após recorde em 2022

Um alívio nas pressões de custo poderia encorajar os agricultores a plantar mais hectares e aplicar mais fertilizantes, aumentando a produção

Soja
Por Elizabeth Elkin
07 de Janeiro, 2023 | 11:34 AM

Bloomberg — Os preços dos fertilizantes estão caindo depois de alcançarem recordes em 2022, à medida que os custos do gás e a demanda dos agricultores diminuem.

O Índice de Fertilizantes da América do Norte da Green Markets caiu 4% na sexta-feira (6), para US$ 672,82 a tonelada – o menor patamar desde junho de 2021. O índice subiu para um recorde de US$ 1.270 por tonelada depois que a invasão russa da Ucrânia derrubou o setor mundial de nutrientes agrícolas.

PUBLICIDADE

Os preços dos tanques podem trazer alívio para os agricultores, que enfrentam custos crescentes para tudo o que é necessário para o cultivo de alimentos, de produtos químicos e combustível a equipamentos e mão de obra.

Um alívio nas pressões de custo poderia encorajar os agricultores a plantar mais hectares e aplicar mais fertilizantes, aumentando a produção e ajudando a reduzir o custo dos alimentos para os consumidores que sofrem com a inflação histórica.

Custos de nutrientes na América do Norte de 2020 a 2022

A indústria de fertilizantes está globalmente em baixa no momento, já que os agricultores não estão comprando e o preço do gás natural, o principal insumo para a maioria dos fertilizantes nitrogenados, está em queda, disse Alexis Maxwell, analista da Bloomberg Intelligence.

PUBLICIDADE

“Esperamos preços de fertilizantes mais baixos no primeiro semestre do ano, mas o mercado dos Estados Unidos pode oferecer preços regionais mais altos no primeiro trimestre, à medida que os agricultores lutam por toneladas”, disse ela.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também:

PUBLICIDADE

Frango de nova geração ganha espaço de olho em demanda por bem-estar animal

Bilionário russo de fertilizantes busca ajuda na África para amenizar sanções