Membro do BCE diz que mais medidas são necessárias para frear alta dos preços

Banco Central Europeu elevou as taxas de juros em 2,5 pontos percentuais em 2022 e autoridades já disseram que mais aumentos estão por vir

Segundo a presidente do BCE, Christine Lagarde, se a inflação se tornar arraigada, “seria ainda pior”
Por Alexander Weber
03 de Janeiro, 2023 | 07:59 AM

Bloomberg — Joachim Nagel, que faz parte do Conselho do Banco Central Europeu, disse que mais medidas são necessárias para frear as expectativas crescentes dos preços futuros e trazer a inflação de volta à meta de 2%.

“Nossas pesquisas mensais com empresas e famílias mostram um aumento significativo das expectativas de inflação de longo prazo”, disse Nagel em entrevista à revista Zeitschrift für das gesamte Kreditwesen, publicada no site do Bundesbank na segunda-feira (2). “Acredito firmemente que precisamos tomar mais medidas de política monetária para interromper e reverter essa tendência.”

PUBLICIDADE

O BCE elevou as taxas de juros em 2,5 pontos percentuais no ano passado e autoridades já disseram que mais aumentos estão por vir. A presidente do BCE, Christine Lagarde, afirmou na semana passada que, se a inflação se tornar arraigada, “seria ainda pior”.

Nagel ecoou essa visão ao dizer que seria errado agir com muita hesitação agora, por medo de que os juros mais altos possam prejudicar o crescimento econômico.

“Então seríamos forçados a apertar a política ainda mais acentuadamente adiante, colocando ainda mais pressão sobre a economia”, disse Nagel.

PUBLICIDADE

“Estou otimista de que a Alemanha será capaz de evitar uma grave crise econômica e sairemos suavemente com uma desaceleração moderada. E estou confiante de que conseguiremos domar a alta taxa de inflação no médio prazo”, acrescentou.

Nagel também destacou que existe “um risco distinto de efeitos de segunda ordem” mais fortes, porque os acordos salariais mais elevados sendo fechados podem prolongar o período “predominante de altas taxas de inflação”.

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também:

Como a Faria Lima enxerga o começo do governo e a desoneração de combustíveis

O que o pedido de IPO desta startup de delivery diz sobre o futuro do negócio