Bloomberg — Os assaltos a bancos estão se tornando coisa do passado na Dinamarca cashless (sem dinheiro em papel, na tradução literal), já que o país nórdico registrou o seu primeiro ano sem assaltos em 2022.
Os criminosos descobriram que não compensa mais entrar nas agências bancárias em busca de um saco de notas novas, já que a queda no uso de dinheiro levou os bancos a cortar custos retirando os serviços de notas da maioria das agências.
Em 2021, a Dinamarca teve apenas um assalto a banco, segundo dados da Finance Denmark, o maior grupo da indústria do país para credores. Isso está abaixo de 222 apenas duas décadas atrás.
Os dinamarqueses usam cada vez mais cartões e aplicativos de pagamento em seus smartphones para transações, fazendo com que os saques em dinheiro caiam cerca de três quartos nos últimos seis anos, de acordo com dados do banco central. No total, cerca de 20 agências bancárias na Dinamarca possuem caixas, segundo a Finance Denmark.
À medida que o dinheiro desaparecia dos bancos, os ladrões começaram a atacar os caixas eletrônicos, com um pico de 18 ataques no ano de 2016. Eles também caíram para zero em meio a uma melhor vigilância e proteção técnica, disse o grupo financeiro.
--Com a ajuda de Ott Ummelas
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
Como a Faria Lima enxerga o começo do governo e a desoneração de combustíveis
SpaceX é avaliada em US$ 137 bilhões em nova rodada de investimentos, diz CNBC
© 2023 Bloomberg L.P.