Bloomberg — A Tesla (TSLA) entregou 405.278 carros em todo o mundo no quarto trimestre, um recorde apesar do aumento das taxas de juros, da inflação e da produção reduzida na China.
Os resultados, divulgados na segunda-feira (2), ficaram aquém das expectativas. Em um esforço para limpar o estoque, a Tesla ofereceu descontos de US$ 7.500 para consumidores nos EUA que receberam a entrega nos últimos dias de dezembro. Os analistas esperavam que a empresa enviaria 420.760 veículos – a média das estimativas compiladas pela Bloomberg.
A Tesla entregou mais de 1,31 milhão de carros no ano, ficando aquém do crescimento de 50% ano a ano que a empresa almejava. Em 2022, as entregas de veículos cresceram 40% em relação ao ano anterior, enquanto a produção subiu 47%, para 1,37 milhão, disse a Tesla em seu comunicado. A empresa produziu 439.701 veículos. Mais de 34.000 carros permaneciam em trânsito no final do trimestre.
As ações da montadora americana encerraram o pregão de sexta-feira (30) em alta de 1,12% antes da divulgação do resultado das vendas abaixo do esperado. As bolsas americanas estão fechadas nesta segunda-feira (2). Os papeis da empresa tiveram queda de 69,20% em 2022, com a expectativa de desaceleração da economia e a inflação alta.
“A Tesla vende carros e a indústria automobilística está desacelerando”, disse Gene Munster, sócio-gerente da Loup Ventures, por telefone. “Eles ainda estão lutando com a logística, e a diferença entre produção e entregas aumentou desde o último trimestre.”
A Tesla não detalha as vendas por região, mas os EUA e a China são seus maiores mercados e 95% das vendas em 2022 foram do sedã Model 3 e do crossover Y.
A Tesla fabrica os modelos S, X, 3 e Y em sua fábrica em Fremont, Califórnia. Sua fábrica em Xangai produz o Model 3 e o Y. A Tesla começou recentemente a entregar o Model Ys de suas novas fábricas em Austin e Berlim.
A Tesla entregou seus primeiros caminhões “Semi” Classe 8 para a Pepsi Co. em dezembro, mas o comunicado de imprensa trimestral não incluiu nenhum número para o caminhão Semi.
-- Com a colaboração de Craig Trudell.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Dia dos short sellers da Tesla chegou: queda das ações gera ganho de US$ 17 bi
2023 será o ano dos carros elétricos? 4 previsões para o mercado crescente
© 2023 Bloomberg LP