Bloomberg — O iene começou 2023 com ganhos modestos na segunda-feira (2), com os traders avaliando o risco de a moeda ganhar mais força em meio às fracas negociações de feriado. As bolsas asiáticas do Japão, China e Hong Kong não operam nesta segunda.
A moeda japonesa subiu 0,3%, para 130,77 por dólar, no início do pregão de Tóquio. Um fechamento abaixo da baixa de agosto de 130,41 ienes por dólar abriria a porta para novas quedas, de acordo com observadores.
Alguns investidores abriram pequenas posições vendidas em dólar na chance de ocorrer uma quebra na ausência de liquidez normal do mercado, disseram alguns operadores de câmbio da Ásia familiarizados com as transações que pediram para não serem identificados porque não estão autorizados a falar publicamente.
O iene subiu cerca de 16% desde seu ponto mais baixo atingido em outubro em meio à intervenção do governo, esperanças de desacelerar os aumentos de juros nos EUA e especulações sobre a possibilidade de uma mudança de política do Banco do Japão (BOJ) neste ano. A surpreendente decisão do BOJ em dezembro de ajustar seus parâmetros de controle da curva de rendimento é vista por muitos como um sinal de que sua política monetária afrouxada pode chegar ao fim em breve.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
A jornada dos bancos de Wall St para a marca inédita de US$ 1 tri em lucros
© 2022 Bloomberg L.P.