IGP-M sobe em dezembro e mais 4 assuntos do Brasil e do mundo

Confira os principais temas que vão ditar o sentimento dos mercados nesta quinta-feira (29)

Por

Bloomberg Línea — Esta quinta-feira (29) é marcada pelo último dia do ano de negociação na B3, uma vez que a bolsa brasileira estará fechada na sexta-feira (30). Será também o último pregão antes da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Investidores buscam sinais de como se posicionar para o ano que vem, diante ainda da falta de clareza sobre a política fiscal do próximo governo e a indefinição dos nomes que vão ocupar os ministérios. A expectativa é de que Lula indique os nomes dos 16 de 37 ministérios que ainda não foram definidos.

No campo doméstico, a FGV divulgou nesta manhã o resultado do IGP-M de dezembro. O índice de inflação subiu 0,45% no mês, acelerando depois de uma queda de -0,56% em novembro. Em 2022, o índice acumulou uma alta de 5,45%, uma queda expressiva depois de um aumento de 17,78% em dezembro do ano passado. Economista consultados pela Bloomberg esperavam uma alta de 0,54% no mês.

Confira as notícias que devem movimentar os mercados nesta quinta-feira (29):

1. Último pregão do ano e ministérios de Lula

A B3 terá nesta quinta-feira (29) o último pregão do ano, uma vez que a bolsa brasileira estará fechada na sexta-feira (30). Será o último pregão antes da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no domingo (1º). A tendência é de que os investidores busquem se posicionar para o próximo ano, em meio a incertezas no campo da política fiscal e às perspectivas de desaceleração da economia no Brasil e no mundo..

Lula ainda não apresentou oficialmente os nomes de 16 ministros dos 37 que vão ocupar os ministérios no governo. A expectativa é de que ele possa anunciar os nomes ainda na manhã desta quinta.

2. IPG-M sobe em dezembro

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), um dos principais índices de inflação, subiu 0,45% em dezembro, de acordo com os dados divulgados pela FGV. O resultado foi menor do que o esperado por economistas consultados pela Bloomberg, que esperavam alta de 0,54%. A alta em dezembro ocorre depois de uma queda de 0,56% nos preços em novembro. No acumulado do ano, o IGP-M teve alta de 5,45% em 2022. É uma queda expressiva depois de uma alta de 17,78% em 2021.

3. Mercados

Os futuros dos índices de ações dos EUA subiam na pré-abertura nesta quinta-feira, com as ações de tecnologia subindo no penúltimo dia de negociação em Nova York do que foi um ano brutal para os mercados financeiros.

Os contratos do Nasdaq 100, de alta tecnologia, subiram mais de 0,6%, após ganhos para ações de tecnologia asiáticas, em meio a sinais de que a China está diminuindo a repressão regulatória. Os contratos do S&P 500 subiram cerca de 0,3%. A Tesla (TSLA) subiu mais de 3% nas negociações de pré-mercado, com gigantes da tecnologia como Amazon (AMZN) e Netflix (NFLX) também entre os maiores ganhos.

O rali da tecnologia foi um pequeno raio de luz no final do ano, com os investidores novamente focados nos riscos da disseminação da covid-19. Os EUA vão exigir que os passageiros das companhias aéreas que chegam da China mostrassem um teste negativo de covid-19 antes da entrada no país. Na Itália, as autoridades de saúde disseram que testariam as chegadas da China depois que quase metade dos passageiros em dois voos da China para Milão foram diagnosticados com o vírus.

4. Manchetes do dia

Estadão: PF cumpre 32 mandados de prisão e de busca em operação sobre atos de vandalismo em Brasília

Folha de S. Paulo: Operação da PF prende bolsonaristas suspeitos de atuar em noite de vandalismo em Brasília

O Globo: Fernando Haddad: ‘O mais importante é harmonizar política fiscal e monetária’

Valor Econômico: Empresas podem excluir ajuda de custo do home office da contribuição ao INSS

5. Agenda

Além do IGP-M, o Banco Central divulga a nota de política fiscal, comentando o resultado primário do governo central. Nos Estados Unidos, serão divulgados os dados dos pedidos de auxílio desemprego para a semana de 23 de dezembro, e os estoques de petróleo bruto também até o dia 23.

-- Com informações da Bloomberg News.

Leia também

Por que a Minerva se tornou o destaque entre as ações de frigoríficos

Hora da virada ou mais um ano de aperto? O que esperar para os bancos em 2023