A importância da Prova de Reservas para a Binance

A prática é responsável por garantir segurança e transparência dentro do ecossistema das criptomoedas

Por

A Prova de Reservas (PoR, ou Proof of Reserves) é um mecanismo que possibilita que os custodiantes de criptomoedas forneçam aos seus clientes uma garantia de que possuem os ativos que afirmam ter, por meio de uma comprovação de reservas. O PoR é essencial por várias razões. Em primeiro lugar, permite que os usuários verifiquem se os saldos que possuem em uma exchange de criptomoedas, por exemplo, têm garantia absoluta de ativos. Em segundo lugar, leva as empresas a incrementar os padrões de transparência, dificultando o envolvimento em atividades financeiras questionáveis ou ilegais.

Esses custodiantes usam as validações de dados para mostrar que estão mantendo os fundos dos usuários na íntegra. A Binance realiza e publica validações de dados internas, nas quais auditores terceirizados ajudam a verificá-las usando técnicas criptográficas para provar que os fundos dos usuários são mantidos com segurança nas reservas da empresa. Os usuários da Binance também podem verificar de forma autônoma se os saldos de suas contas estão incluídos nessas validações.

Como parte do compromisso contínuo da Binance com a transparência e fomento da confiança no ecossistema, a empresa começou a compartilhar detalhes dos principais endereços de carteiras quentes e frias (hot and cold wallets). Este é um ponto de partida, e a maior corretora de ativos digitais do mundo já declarou que vai aprofundar estas informações.

Entenda as etapas de verificação PoR

Para entender o funcionamento do PoR, é necessário compreender cada etapa de sua verificação. Nela, o auditor checa a inclusão do saldo de cada conta por intermédio da criptografia. De início, o auditor faz um retrato dos saldos dos usuários que são mantidos nas corretoras e os organiza em uma Árvore de Merkle (“Merkle Tree”). Ela representa um método criptograficamente eficaz e resistente a fraudes de verificação de ativos em reserva. Os dados coletados são divididos em “folhas” da “árvore”. Tais folhas, agrupadas, formam um “ramo”, que, juntos, formam uma “raíz”.

Posteriormente, é possível que o validador confirme a propriedade do usuário de diferentes formas. No caso da Binance, utilizam-se três métodos distintos. São eles: o uso de uma assinatura de mensagem criptográfica fornecida pelo usuário, a movimentação instruída dos fundos, que corresponde à movimentação de uma determinada quantia de uma chave pública, obtendo o hash da transação e, assim, verificando-a na blockchain. Por fim, a busca de endereços num explorador de blockchain permite conferir se os endereços realmente foram classificados como pertencentes à exchange. Para que a validação de dados tenha êxito, os saldos devem coincidir com as informações presentes nos métodos. Desse modo, vê-se que a empresa é possuidora de todos os ativos que foram depositados por seus consumidores.

Conforme os usuários vão fazendo transações pela plataforma, os saldos das corretoras mudam automaticamente. Com isso, salienta-se que o PoR registra os saldos das reservas apenas no momento em que estão sendo verificados. Sendo assim, atividades suspeitas, como, por exemplo, a manipulação de dados, podem acontecer no intervalo entre uma validação e outra, mostrando, consequentemente, uma limitação do mecanismo.

Uma corretora de criptomoedas pode tornar sua plataforma mais segura diminuindo o período entre as validações realizadas, o que diminuirá a probabilidade de haver atividades financeiras suspeitas entre cada uma delas. Empresas de validação de dados confiáveis e conceituadas também contribuem para a credibilidade da corretora.

É possível acessar uma validação de PoR para ver se um custodiante de criptografia detém todas as reservas de seus fundos e de outros usuários. PoR é o primeiro passo para recuperar e manter a confiança dos usuários de criptoativos. Além disso, estabelece mais requisitos para trocas, o que esperançosamente tornará os fundos uma prioridade e tornará o setor mais seguro e transparente para todos.

Quer saber mais sobre o assunto? A Binance oferece materiais educativos e informativos importantes disponíveis na Binance Academy e Blog Binance. Os dois são gratuitos e estão disponíveis em diversos idiomas, e também abordam diversos outros aspectos do ecossistema cripto e blockchain.