Vai viajar para Nova York? Veja os musicais e peças em cartaz neste fim de ano

Confira as dez sugestões da Bloomberg News de peças e musicais para assistir na “cidade que nunca dorme” neste final de ano

Por

Bloomberg — Esta temporada tem sido particularmente rica quando se trata de peças e musicais nos palcos de Nova York. Alguns são musicais com os maiores sucessos do mestre do pop, Max Martin, e da lenda do Rock, Neil Diamond. Outras são peças poderosas que abordam questões como raça e crime, com diversas mega estrelas em deslumbrantes papéis de protagonistas. É uma época maravilhosa para se apreciar o teatro.

O ingresso mais disputado na cidade é um breve relançamento do musical “Merrily We Roll Along”, de Stephen Sondheim, no New York Theater Workshop, estrelado por Jonathan Groff, Lindsay Mendez e Daniel Radcliffe. Infelizmente, os ingressos esgotaram em minutos. O musical original de 1981 durou apenas 16 apresentações antes de fechar. O enredo – uma história amarga de sucesso e de fim de amizades contada ao contrário – pode ser difícil de engolir. No entanto, as músicas são tão adoradas que os produtores continuam colocando o espetáculo em cena.

Se não conseguir encontrar ingressos sendo revendidos, há muitas outras ótimas opções. Confira nossas 10 peças favoritas a seguir:

O Fantasma da Ópera

Onde: The Majestic Theatre

Quando: Até 16 de abril

Em setembro foi anunciado que o trabalho encantador de Andrew Lloyd Webber, o musical mais antigo da Broadway, seria encerrado em fevereiro. Uma onda de entusiasmo em torno do amado espetáculo fez com que a venda de ingressos disparasse, e as apresentações foram prorrogadas até 16 de abril. O espetáculo é suntuoso e romântico como sempre, e agora que está em suas últimas semanas, o público está com uma energia agitada. Não perca a chance de vê-lo antes que ele feche as portas.

Some Like It Hot

Onde: The Shubert Theatre

Quando: até setembro de 2023

O filme de 1959 estrelou Jack Lemmon e Tony Curtis como um par de músicos fugindo de um mafioso e Marilyn Monroe como uma ingênua glamurosa. Pode parecer uma história ultrapassada para ser refeita. Mas nas mãos dos escritores Matthew Lopez e Amber Ruffi e da dupla ganhadora de Tony Marc Shaiman e Scott Wittman, a história tem coração, humor e energia. Os atores sapateiam e cantam em uma performance leve que vai agradar a um grande número de espectadores.

Kimberly Akimbo

Onde: The Booth Theatre

Quando: Até abril de 2023

O dramaturgo ganhador do Pulitzer David Lindsay-Abaire se junta à compositora Jeanine Tesori para contar a história de Kim, uma encantadora adolescente que sofre de uma doença que a faz parecer uma mulher de 72 anos. Interpretada pela vencedora do Tony Victoria Clark, Kim vai conquistar seu coração, e a história vai surpreender e encantar.

Topdog/Underdog

Onde: John Golden Theatre

Quando: Até 15 de janeiro de 2023

A obra-prima vencedora do Prêmio Pulitzer de Suzan-Lori Parks é repaginada nas mãos das estrelas Corey Hawkins e Yahya-Abdul Mateen II, que interpretam um par de irmãos e colegas de quarto lutando contra a pobreza, o desgosto e um ao outro. Restam apenas algumas apresentações desta poderosa peça. Não perca sua chance de assistir a uma importante parte da história do teatro.

A Beautiful Noise

Onde: The Broadhurst Theatre

Quando: até setembro de 2023

Você pode até pensar que não é fã de Neil Diamond, mas está errado. Depois de ver esta energética peça biográfica sobre o cantor, estrelando Will Swensen e Robyn Hurder e um número espetacular de dança, sucessos como “Coming to America” e “Sweet Caroline” vão ficar na sua cabeça por dias. Herder, veterano de musicais como “Moulin Rouge” e “Grease”, rouba a cena.

Funny Girl

Onde: The August Wilson Theatre

Quando: Até maio de 2023

Se você mora em uma caverna, talvez não saiba que um remake do sucesso originalmente estrelado por Barbra Streisand, “Funny Girl”, foi trazido para a Broadway no início deste ano. Após a saída da protagonista Beanie Feldstein, a estrela da série de televisão “Glee”, Lea Michele, entrou para o elenco. Fazendo jus aos elogios de “estrela”, Michele eleva toda a produção (cujo elenco agora inclui o talentoso Tovah Feldshuh) com uma voz poderosa e um encanto magnético. Estar na plateia deste espetáculo é verdadeiramente uma experiência elétrica.

&Juliet

Onde: The Stephen Sondheim Theatre

Quando: Até maio de 2023

O compositor e produtor Max Martin está por trás de um número surpreendente de canções pop incríveis nas últimas três décadas, cantadas por estrelas como Britney Spears, Backstreet Boys, Katy Perry e Pink. Mais de vinte delas aparecem neste musical, que reimagina a história de Romeu e Julieta se Julieta sobrevivesse e continuasse sua vida. É algo bobinho, artificial e até sem sentido – mas é muito divertido. Um elenco talentoso e arranjos musicais estupendos fazem o público dançar pelos corredores.

Ain’t No Mo’

Onde: The Belasco Theatre

Quando: Até 26 de fevereiro

Esta é uma daquelas peças difíceis de explicar, mas é tão singular que precisa ser presenciada para ser compreendida. A premissa é um hipotético e poderoso problema: “E se o governo americano oferecesse aos afro-americanos passagens de avião de ida para a África?” Apertem os cintos, porque as vinhetas do dramaturgo Jordan E. Cooper são chocantes, hilárias e instigantes em igual medida.

Um Violinista no Telhado em iídiche

Onde: New World Stages

Quando: Até 1º de janeiro

De volta por apenas sete semanas, esta produção do National Yiddish Theatre Folksbiene do musical em inglês, traduz a letra de Sheldon Harnick e o livro de Joseph Stein para iídiche, a língua que falavam os judeus residentes em um shtetl de 1905 na Rússia. Dirigido pelo ator Joel Grey, as apresentações dos atores são intensas e contundentes como o dialeto.

Ohio State Murders

Onde: The James Earl Jones Theatre

Quando: Até 12 de fevereiro de 2023

Na primeira apresentação no recém-renomeado Teatro James Earl Jones, a vencedora do Tony Audra McDonald é uma escritora famosa que retorna ao seu campus universitário para refletir sobre eventos traumáticos que aconteceram enquanto ela estudava lá. Este mistério agitado é a primeira peça da dramaturga Adrienne Kennedy, de 91 anos, a chegar à Broadway – o que já é suficiente para comprar um ingresso para sua limitada temporada. Além disso, é sempre bom aproveitar a chance de ver Audra no palco.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também:

Esta marca de moda deve crescer 45% no ano e quer usar a entrega como alavanca

Bolsa Balenciaga a R$ 31 mil, casaco Prada a R$ 28 mil: a inflação do luxo em SP