Bloomberg Línea — O Google (GOOG) acaba de contratar o profissional que vai liderar o futuro Centro de Engenharia em São Paulo, o segundo da empresa americana na América Latina: será Alexandre Freire, que assumirá o cargo de diretor de engenharia de tecnologias para segurança, privacidade e práticas anti-abuso, em informação antecipada pela Bloomberg Línea.
Freire vai liderar o grupo de engenheiros no país dedicado a desenvolver, em escala global, tecnologias e recursos para promover a segurança de usuários no ambiente digital e garantir sua privacidade.
A contratação faz parte do plano de expansão da operação da engenharia do Google no Brasil. Em junho deste ano, a empresa anunciou o segundo escritório de engenharia no país, que será localizado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), dentro da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo. A expectativa é que a operação comece a funcionar no local em 2024.
Desde 2006, o Google conta com um escritório de engenharia em Belo Horizonte, onde desenvolve soluções utilizadas no mundo inteiro, principalmente para produtos de busca.
O escritório de BH foi formado após a aquisição da mineira Akwan, empresa fundada por pesquisadores da UFMG que desenvolviam algoritmos de buscas. Os fundadores da empresa passaram a trabalhar para o Google e o número de engenheiros da equipe cresceu ao longo dos anos.
Em nível global, o Google está em um momento de desaceleração do crescimento, a exemplo de outras empresas de tecnologia. Está reduzindo contratações, cortando custos e, recentemente, anunciou a integração dos times do Google Earth, Street View e Google Maps com o do Waze.
Quem é Alexandre Freire, novo diretor de engenharia do Google
O novo diretor do Google é graduado em Ciências da Computação e especializado em metodologias ágeis pela Universidade de São Paulo (USP). Tem 25 anos de carreira e experiências em cargos de liderança em empresas como Locaweb (LWSA3), Industrial Logic e a healthtech Sami Saúde, em que ocupava a posição de CTO. Trabalhou também como diretor sênior de engenharia do Nubank (NU).
A futura sede na capital paulista terá o objetivo de desenvolver soluções para setores estratégicos da companhia, entre elas justamente privacidade e segurança online, área que já conta com engenheiros trabalhando em Belo Horizonte e São Paulo.
Até a abertura do novo centro, os engenheiros que ficam em São Paulo estão trabalhando provisoriamente no Campus do Google for Startups, na região da avenida Paulista.
“Meu objetivo será priorizar a diversidade no ambiente de trabalho e incentivar a colaboração, a transparência, a melhoria contínua e o pensamento sistêmico”, disse Freire.
Leia também
Tem coisas que as pessoas só perguntam ao Google, diz CEO no Brasil
Exclusivo: O plano do Nubank para ganhar escala global com uso de tecnologia
Por que empresas como Google e Chevron estão aderindo à fusão nuclear