Brasil na rota do lítio? Qual é a mineradora que vai explorar o metal no país

Sigma Lithium inaugurou a primeira unidade de produção do país no projeto da Grota do Cirilo, em Minas Gerais; insumo é usado em baterias de veículos elétricos

Por

Bloomberg — A mineradora canadense Sigma Lithium inaugurou uma unidade de produção de lítio no Brasil, em um passo importante para a primeira instalação dessa atividade voltada para uso em baterias metálicas no país.

A Sigma Lithium disse esperar iniciar a produção comercial em abril de 2023 a partir de sua planta Greentech no projeto de minério de lítio da Grota do Cirilo, em Minas Gerais, informou a empresa em um comunicado nesta terça-feira (20). A companhia espera começar a gerar fluxo de caixa livre no segundo trimestre de 2023, produzindo lítio para baterias.

“É algo enorme devido à atual escassez de oferta na extremidade inferior da curva de custo”, disse a coCEO Ana Cabral Gardner em entrevista.

O lítio é um componente essencial na fabricação de baterias de veículos elétricos. A tendência mundial de reduzir o uso de combustíveis fósseis fez disparar a demanda por veículos elétricos, levando a uma escassez de materiais de bateria e uma corrida para garantir o abastecimento global.

A empresa disse no início de dezembro que considera quase triplicar a produção de lítio no projeto até 2024, depois que um estudo revelou que as reservas minerais são 63% maiores do que se pensava anteriormente.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Procura-se um CEO. Musk busca novo líder para o Twitter

Justin Bieber acusa H&M de vender roupas com sua imagem sem autorização