Bloomberg — A Tesla (TSLA) está finalizando os planos para construir uma fábrica de veículos elétricos em uma área industrial do nordeste do México e pode fazer o anúncio já na próxima semana. A fábrica será localizada em Santa Catarina, na cidade de Monterrey, capital do estado de Nuevo León, segundo pessoas a par dos planos da montadora, que pediram anonimato por se tratar de negócios internos.
Os detalhes finais ainda estão sendo trabalhados, e as negociações com a empresa envolveram tanto o governo do estado quanto o Ministério das Relações Exteriores do México, disse uma das pessoas à Bloomberg News. A Tesla não respondeu imediatamente a um pedido de comentário por e-mail.
O CEO e fundador Elon Musk visitou Nuevo León em outubro e se reuniu com autoridades da região, e o relacionamento da empresa com o governo do estado já lhe rendeu uma via alfandegária exclusiva para peças que cruzam a fronteira com o Texas.
A fábrica seria a primeira da Tesla ao sul da fronteira e parte de um esforço para expandir a fabricação global, em um esforço que incluiu novas fábricas em Austin, Texas e em Berlim, na Alemanha, bem como uma fábrica em expansão em Xangai, na China.
A Tesla há muito tempo avalia construir uma terceira fábrica na América do Norte, com Musk dizendo aos acionistas em agosto que uma decisão pode ser tomada antes do final do ano.
A líder global em produção e vendas de carros elétricos enfrenta um momento adverso no mercado, com as ações em queda superior a 60% no acumulado do ano, no contexto de alta dos juros, e Musk sendo alvo de críticas de investidores e clientes pela sua dedicação de tempo e dinheiro ao Twitter.
O anúncio viria apenas alguns dias depois que o México e o Canadá venceram uma disputa comercial com os Estados Unidos sobre carros enviados pelas fronteiras regionais, um desenvolvimento que oferece às montadoras mais incentivo para fabricar nesses países.
Um veículo elétrico fabricado no México provavelmente se qualificaria para subsídios de acordo com a recente legislação dos Estados Unidos sancionada em agosto, destinada a estimular a adoção de veículos elétricos, desde que atendesse aos requisitos de conteúdo da bateria. Não está claro quais modelos a Tesla produzirá em sua fábrica mexicana ou quando iniciará a produção.
Esses detalhes podem ser anunciados nos próximos dias, disseram as pessoas. A Tesla estaria localizada em um corredor automotivo de Nuevo León que já abriga fábricas da General Motors (GM) e da Kia Motors, uma unidade do Hyundai Kia Automotive Group.
A Ford Motor (F) também constrói seu Mustang Mach-E elétrico em Cuautitlan, perto da Cidade do México. Musk estabeleceu uma meta ambiciosa de vender 20 milhões de veículos elétricos por ano até 2030, o que tornaria a Tesla o dobro do tamanho de qualquer outra montadora e representaria 20% da produção automotiva global.
- Com a colaboração de Dana Hull.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Nova era dos carros elétricos cria disputa bilionária por investimentos
Investidores da Tesla reclamam de Musk por dedicação ao Twitter