Bloomberg — Os trabalhadores em esquema híbrido de trabalho estão se adaptando a um modelo que prevê trabalho remoto duas vezes por semana, mas não em dias que seriam os mais esperados para isso.
Embora os planos de trabalho flexível de muitas empresas tenham procurado manter as pessoas no escritório de terça a quinta-feira, com teletrabalho às segundas e sextas-feiras, os trabalhadores tem preferido trabalhar remotamente nas quintas-feiras. Essa tendência foi observada pela WFH Research, uma equipe de acadêmicos da qual faz parte Nicholas Bloom, da Universidade de Stanford, que compilou dados sobre as ações e os comportamentos de dezenas de milhares de trabalhadores norte-americanos desde o início da pandemia.
O levantamento dos últimos seis meses mostra que a sexta-feira é o dia mais popular para trabalhar em casa, seguida de perto pela quinta-feira, enquanto a quarta-feira é o dia mais comum para trabalhar nos escritórios.
Os resultados mostram como os esquemas de trabalho continuam a mudar após quase três anos de pandemia, e também reforçam como é difícil para as empresas fazer cumprir mandatos rigorosos sobre o retorno ao escritório, especialmente em um mercado de trabalho ainda muito apertado.
A Peloton (PTON) está entre os empregadores que chamaram empregados de volta ao escritório de terça a quinta-feira, enquanto outros grandes empregadores, como a Apple (AAPL), queriam funcionários nas terças, quintas e um dia adicional que seria determinado pelas equipes.
O plano anterior da Apple previa o trabalho presencial às segundas, terças e quintas-feiras, um sinal de como as empresas muitas vezes mexem nos planos de retorno presencial com base no uso real do escritório e no feedback dos funcionários.
Os dados de ocupação de escritórios da empresa de segurança Kastle Systems para o mês de outubro em dez grandes cidades dos EUA, por exemplo, mostraram que os dias do meio da semana foram, de longe, os mais comuns para estar no escritório. Um relatório recente da Relogix, que fornece análises de ocupação para organizações, também descobriu que terça, quarta e quinta-feira são os dias preferidos para o trabalho presencial, tanto na América do Norte como na Europa.
A mudança para quinta-feira como um dia popular para trabalhar remotamente deixou os especialistas intrigados.
“É uma surpresa para mim que a quinta e a sexta-feira agora predominem, e a segunda é a terceira”, disse Bloom. “Há muito tempo eu pensava que segunda e sexta-feira eram os dias preferidos para trabalhar em casa, mas aparentemente não. Sinceramente, não sei bem por quê”.
Entre os funcionários que podem trabalhar de casa, quase metade adaptou-se a algum tipo de rotina híbrida, conforme o grupo de pesquisa WFH, que inclui José María Barrero da escola de negócios ITAM do México, o professor Steven Davis, da Universidade de Chicago e Shelby Buckman, de Stanford.
Pouco menos de um terço dos funcionários estão integralmente no escritório, enquanto um em cada cinco trabalham apenas remotamente. O grupo de pesquisa de Bloom apurou que quinta e sexta-feira é a combinação mais popular de dias remotos entre aqueles que trabalham dois dias por semana em casa, seguido por segundas e sextas-feiras.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Trabalho remoto pode ampliar diversidade nas empresas, diz LinkedIn
Nômades digitais: qual é a melhor ilha paradisíaca para trabalho remoto?