Quem é Dina Boluarte, a primeira mulher a presidir o Peru

Ela foi empossada no Plenário do Congresso da República nesta quarta-feira após o ato inconstitucional do até então presidente Pedro Castillo

Por

Lima — Dina Boluarte acaba de se tornar a primeira mulher a assumir a presidência do Peru em sua história republicana depois que Pedro Castillo foi destituído do cargo pelo Congresso e que ela, como vice-presidente, foi a sucessora legal para assumir o cargo de chefe de estado.

Os parlamentares, com 101 votos a favor, conseguiram destituir Castillo da presidência do país, cargo que assumiu em 28 de julho de 2021 e que terminaria em 7 de dezembro, após o que foi descrito como um ato inconstitucional, quando Castillo havia decidido dissolver ilegalmente o Parlamento. Ele está agora sob custódia da Polícia Nacional do Peru.

Após a Mensagem de Castillo à Nação, a vice-presidente se pronunciou por meio de sua conta no Twitter rechaçando a decisão de “perpetrar a quebra da ordem constitucional com o fechamento do Congresso”.

“É um golpe de estado que agrava a crise política e institucional que a sociedade peruana terá que superar com estrito cumprimento da lei”.

Em seu discurso à Nação após a posse como presidente, Boluarte pediu à representação nacional uma trégua política para instalar um governo de unidade. “Esta alta responsabilidade deve ser assumida por todos. Não poderia pedir que meu governo não seja auditado, nem que as decisões que deverão ser tomadas não sejam escrutinadas; O que peço é um prazo, um tempo valioso para resgatar o país da corrupção e do desgoverno”, explicou.

Boluarte anunciou que, como primeiro passo, vai pedir a ajuda do Ministério Público Nacional para “entrar” nas estruturas corrompidas do Estado, com o objetivo de punir os funcionários que cometeram atos de corrupção até o momento.

“Às nossas Forças Armadas e Polícia Nacional, instituições fundamentais da democracia, como hoje pudemos constatar, digo-lhes que confiem que o Governo que se inicia respeitará a sua missão constitucional, que se prende com a segurança de todos os cidadãos. Peruanos”, destacou Boluarte em sua mensagem à nação peruana.

Quem é Dina Boluarte

A nova presidente do Peru, Dina Boluarte, fez parte da ala presidencial do partido Peru Libre com o qual Pedro Castillo foi eleito em junho de 2021, e entre 28 de julho do ano anterior e novembro deste ano ocupou o cargo de ministro da Inclusão e Desenvolvimento Social.

Dina Ercilia Boluarte Zegarra distanciou-se do partido Peru Libre, como o ex-presidente Castillo, mas manteve o cargo de vice-presidente da República. Ela é mestre em Direito Notarial e Registral pela Universidade Privada San Martín de Porres, e anteriormente atuou como assessora jurídica da alta administração e chefe do cartório Reniec.

Boluarte foi presidente do Clube Departamental de Apurímac, região onde nasceu o presidente peruano. A advogada peruana foi candidata a prefeita de Surquillo em 2018, enquanto em 2020 concorreu às eleições parlamentares sem conseguir uma cadeira.

Recentemente, a subcomissão de Acusações Constitucionais do Congresso da República aprovou com 13 votos a favor um relatório que recomenda a apresentação de denúncias contra Boluarte Zegarra, por supostas violações e crimes constitucionais.

José Williams, presidente do Congresso, empossou a presidente Dina Boluarte e declarou que o Parlamento havia recuperado a institucionalidade do país andino. “Devo agradecer às instituições que se pronunciaram condenando o golpe”, acrescentou.

Leia também

Unicórnio Loft corta 12% da equipe em terceira onda de demissões no ano

Copom mantém Selic em 13,75% e terá atenção com rumo fiscal