Bloomberg Línea — Era 2020 quando a cantora goiana Marília Mendonça, considerada uma das precursoras do “feminejo”, chegou ao topo das paradas no Spotify (SPOT) e bateu recorde de visualizações em transmissões ao vivo no YouTube no meio da pandemia de covid-19. Em 2022, Mendonça retornou à liderança como a artista com o maior número de streams no Brasil.
Segundo o Spotify, ela está na 89ª posição no ranking global dos artistas mais escutados deste ano. A cantora faleceu em novembro do ano passado, aos 26 anos de idade, em um acidente de avião.
A plataforma de streaming divulgou sua campanha de retrospectiva 2022 nesta quarta-feira (30), em que os usuários podem ver seus principais artistas, músicas, álbuns e podcasts escutados no ano. Os clientes acessam seus compilados pessoais exclusivamente no aplicativo pelo smartphone.
No exterior, Anitta foi a artista brasileira mais escutada e está no top 20 dos mais tocados por usuários do Spotify no Brasil
No ranking local, atrás Marília Mendonça, estão os também sertanejos Henrique e Juliano, Gusttavo Lima e Maiara & Maraisa.
Globalmente, os artistas mais ouvidos foram o porto-riquenho Bad Bunny, Taylor Swift, Drake, The Weeknd e BTS. A música mais ouvida de 2022 foi “As It Was”, do britânico Harry Styles.
A música mais ouvida no Brasil é “Por aqui, mal feito - Ao vivo”, da dupla Hugo & Guilherme. Em segundo e terceiro lugares, estão “Malvadão 3″, de Xamã e “Vai Lá Em Casa Hoje”, de Henrique & Rodrigo. Em seguida, aparecem “Molhando o Volante”, de Jorge & Mateus, e Dançarina, de “Pedro Sampaio”.
O sertanejo continua na liderança entre os álbuns mais ouvidos no país, com “Manifesto Musical”, de Henrique & Juliano, no topo, seguido por “Festa das Patroas 35%”, de Mendonça e Maiara & Maraisa, “Buteco in Boston (Ao Vivo)”, de Gusttavo Lima, “Próximo Passo”, de Hugo & Guilherme (#4) e “Chama Meu Nome”, de Pedro Sampaio.
No Brasil, o podcast mais popular em 2022 foi o Podpah, liderado por Igão e Mítico. O Spotify afirma que esse foi o primeiro podcast a ser exibido por vídeo na América Latina. Mundialmente, o Podpah ocupa o 24º lugar entre os mais ouvidos. Em seguida, aparecem “A Mulher da Casa Abandonada”, de Chico Felitti, e “Mano a Mano”, apresentado por Mano Brown.
Leia também:
‘Swiftonomics’: O que Taylor Swift ensina sobre a economia dos Estados Unidos
As 10 melhores cidades do mundo para viver e trabalhar, segundo expatriados