União Europeia prepara novas regras para cápsulas Nespresso e sacolas plásticas

De acordo com o documento visto pela Bloomberg, países terão que garantir que 65% de todos os resíduos de embalagens sejam reciclados até 2025

Regulamentação visa aumentar a sustentabilidade das embalagens
Por John Ainger - Alberto Nardelli
28 de Novembro, 2022 | 10:02 AM

Bloomberg — A União Europeia definirá novas medidas, ainda esta semana, para tentar diminuir os resíduos da indústria de embalagens, em um esforço que vai atingir desde cápsulas de café até garrafas plásticas descartáveis.

Os regulamentos visam aumentar a sustentabilidade das embalagens - um dos maiores usos do plástico e papel - de acordo com um rascunho do documento visto pela Bloomberg. Os países e empresas da UE terão que garantir que os recipientes usados para produtos do dia a dia possam ser mais facilmente reciclados ou biodegradados de forma natural.

PUBLICIDADE

“Uma economia circular de embalagens ajudará a dissociar o desenvolvimento econômico do uso de recursos naturais”, disse a Comissão Europeia no rascunho, ainda sujeito a revisões.

“As embalagens aumentaram nos últimos anos mais rapidamente do que a renda nacional bruta, o que levou ao aumento de CO2 e outras emissões, além da superexploração de recursos naturais, perda de biodiversidade e poluição.”

As regras terão ramificações em setores como produção de alimentos e fabricação de produtos químicos. Na UE, cerca de 40% do plástico e metade do papel são usados em embalagens, e o design muitas vezes dificulta a reutilização ou a reciclagem dos mesmos. As medidas abrangem tudo, desde adesivos em maçãs até sacolas descartáveis.

PUBLICIDADE

As empresas serão obrigadas a usar o mínimo possível de embalagens, enquanto os países terão que garantir que 65% de todos os resíduos de embalagens sejam reciclados até o final de 2025. Os regulamentos devem ser adotados na quarta-feira (30), juntamente com as regras sobre certificados de remoção de carbono.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE

Manifestações na China e surtos de covid derrubam preços de commodities

Expectativa para a inflação volta a subir e 4 assuntos do Brasil e do mundo