Bloomberg — O Iraque, segundo maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), planeja começar a aumentar a capacidade de exportação de petróleo dos portos do sul a partir do próximo ano para adicionar um total de 1 milhão a 1,5 milhão de barris por dia até 2025, de acordo com o delegado iraquiano da Opep.
O projeto envolve a reabilitação do porto sul de Khor Al-Amaya e dos oleodutos marítimos, disse Mohammed Saadoon, representante nacional do Iraque na Opep e vice-diretor geral da empresa estatal de comercialização de petróleo conhecida como SOMO, em entrevista à TV estatal Iraqiya TV.
A capacidade de exportação dos portos do sul deve aumentar entre 150.000-250.000 barris por dia a partir do próximo ano, segundo ele. O Iraque exportou 3,293 milhões de barris por dia de seus portos do sul em outubro, segundo o ministério do petróleo.
O Iraque está tentando aumentar a receita do petróleo e atrair empresas globais para trabalhar no país após décadas de turbulência marcadas por guerras, sanções e ataques de militantes. Os cortes de produção decididos pela Opep e seus aliados no mês passado não afetarão as exportações de petróleo do Iraque, disse Saadoon.
O preço de venda do petróleo do Iraque foi em média de US$ 97 o barril até agora este ano, disse ele.
O ministério do petróleo também está buscando planos para aumentar a produção de petróleo para 5 milhões a 5,5 milhões de barris por dia até 2028, disse Saadoon. O país produz 4,652 milhões de barris por dia, disse o primeiro-ministro Mohammed Shia Al-Sudani em 12 de novembro.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
Como o frete marítimo virou a nova dor de cabeça do mercado de petróleo
Brasil e México ampliam vendas para os EUA. Mas há uma diferença na pauta
© 2022 Bloomberg L.P.