Restaurantes brasileiros estão entre os 50 melhores da América Latina de 2022

Restaurante peruano Central foi eleito o melhor pela 50 Best; A Casa do Porco foi o restaurante brasileiro com a melhor colocação

Restaurante Central, de Lima, no Peru, foi consagrado o Melhor Restaurante da América Latina de 2022
26 de Novembro, 2022 | 03:06 PM

Bloomberg Línea — O restaurante peruano Central, liderado pelos chefes Virgilio Martínez e Pía León, foi premiado como o melhor da América Latina em 2022 e o melhor restaurante do Peru este ano na lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina, condecoração lançada há nove anos que celebra a gastronomia regional.

O restaurante da cidade de Lima, capital do Peru, foi destacado pela 50 Best como “um santuário para tudo que é do Peru”, destacando-se por sua hospitalidade, conhecimento dos produtos latino-americanos e criatividade.

“Esta ode gastronômica ao Peru é a merecida vencedora do The Best Restaurant in Latin America 2022, patrocinado pela S.Pellegrino & Acqua Panna, título que já havia conquistado de 2014 a 2016″, lembrou a 50 Best depois de anunciar a escolha do Central.

O Latin America’s 50 Best Restaurants é uma iniciativa presente na região latino-americana desde 2013 que visa celebrar a gastronomia latina e fornecer a clientes de todo o mundo informações locais e recomendações culinárias distintas. A décima edição da lista foi revelada em uma cerimônia de premiação ao vivo em Mérida (Yucatán), México, na última semana.

PUBLICIDADE
No centro estão Pía León e Virgilio Martínez, os grandes vencedores da noite

As listas anuais dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina – segundo a organização dos prêmios – são criadas por 300 líderes da indústria de restaurantes em toda a região, cada um selecionado por sua opinião especializada no cenário dos restaurantes latino-americanos.

A Academia está dividida em cinco regiões distintas: México, América Central; América do Sul (Norte); América do Sul (Sul); e Brasil, abrangendo os seguintes países: Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, disse a 50 Best.

Os menus de degustação atualmente oferecidos pelo Central variam dependendo dos “ecossistemas” e “alturas” desejados pelos clientes, a um custo entre US$ 248 e US$ 277,80 por pessoa.

O restaurante brasileiro de melhor colocação, A Casa do Porco, é liderado pelos chefs Jefferson e Janaína Rueda, e seu extenso cardápio traz opções à la carte e um menu de degustação “Da Roça para o Centro”, que celebra a combinação da carne de porco com ingredientes típicos do Brasil, como mandioca, tapioca e sagu. No menu de bebidas, o restaurante traz coquetéis clássicos, como Bloody Mary, Manhattan e Negroni, além de uma variedade de cachaças. A Casa do Porco ostenta o título de Melhor Restaurante do Brasil de 2022.

Ao todo, nove restaurantes do Brasil – dos quais sete estão na cidade de São Paulo – entraram na lista.

A lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina é publicada por William Reed, que também publica a lista 50 Melhores Restaurantes do Mundo, lançada em 2002; 50 Melhores Restaurantes da Ásia, lançada em 2013; e 50 Melhores Restaurantes do Oriente Médio e do Norte da África, lançada em 2022.

O top 10 da lista também inclui Don Julio, da Argentina, em segundo lugar; El Chato, da Colômbia, em quinto lugar; Maito, do Panamá, em sexto lugar; Pujol, do México, em sétimo lugar; e Boragó, de Santiago do Chile, em décimo lugar.

PUBLICIDADE

Os 50 Melhores Restaurantes da América Latina

  1. Central, Lima
  2. Don Julio, Buenos Aires
  3. Maido, Lima
  4. A Casa do Porco, São Paulo
  5. El Chato, Bogotá
  6. Maito, Cidade do Panamá
  7. Pujol, Cidade do México
  8. Kjolle, Lima
  9. Mayta, Lima
  10. Boragó, Santiago
  11. Mérito, Lima
  12. Oteque, Rio de Janeiro
  13. Leo, Bogotá
  14. Evvai, São Paulo
  15. Mishiguene, Buenos Aires
  16. Fauna, Valle de Guadalupe
  17. Le Chique, Cancún
  18. Villa Torél, Ensenada
  19. Celele, Cartagena
  20. Lasai, Rio de Janeiro
  21. Maní, São Paulo
  22. El Preferido de Palermo, Buenos Aires
  23. Sud 777, Cidade do México
  24. Nuema, Quito
  25. Parador La Huella José, Ignacio
  26. Chila, Buenos Aires
  27. Metzi, São Paulo
  28. Máximo Bistrot, Cidade do México
  29. Arca, Tulum
  30. Astrid y Gastón, Lima
  31. Sublime, Cidade da Guatemala
  32. Rafael, Lima
  33. D.O.M., São Paulo
  34. Pangea, Monterrey
  35. Charco, São Paulo
  36. Aramburu, Buenos Aires
  37. Rosetta, Cidade do México
  38. Osso, Lima
  39. Nelita, São Paulo
  40. Elena, Buenos Aires
  41. Alcalde, Guadalajara
  42. La Docena, Guadalajara
  43. Quintonil, Cidade do México
  44. Mil, Moray
  45. Gustu, La Paz (Bolívia)
  46. Manu, Curitiba
  47. Diacá, Cidade da Guatemala
  48. Gran Dabbang, Buenos Aires
  49. Mesa Franca, Bogotá
  50. Julia, Buenos Aires

Leia também

Os maiores sucessos comerciais de Gal, a musa tropicalista que o Brasil perdeu

Paola Villar

Jornalista peruano especializado em economia e negócios. Foi coordenadora da secção de Economia e Negócios do jornal El Comercio. Frequentou cursos especializados em Estratégias de Marketing Digital e Gestão Estratégica de Comunicações na UPC. Tem experiência na área das comunicações para várias empresas e entidades peruanas.