Bloomberg Línea — O restaurante peruano Central, liderado pelos chefes Virgilio Martínez e Pía León, foi premiado como o melhor da América Latina em 2022 e o melhor restaurante do Peru este ano na lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina, condecoração lançada há nove anos que celebra a gastronomia regional.
O restaurante da cidade de Lima, capital do Peru, foi destacado pela 50 Best como “um santuário para tudo que é do Peru”, destacando-se por sua hospitalidade, conhecimento dos produtos latino-americanos e criatividade.
“Esta ode gastronômica ao Peru é a merecida vencedora do The Best Restaurant in Latin America 2022, patrocinado pela S.Pellegrino & Acqua Panna, título que já havia conquistado de 2014 a 2016″, lembrou a 50 Best depois de anunciar a escolha do Central.
O Latin America’s 50 Best Restaurants é uma iniciativa presente na região latino-americana desde 2013 que visa celebrar a gastronomia latina e fornecer a clientes de todo o mundo informações locais e recomendações culinárias distintas. A décima edição da lista foi revelada em uma cerimônia de premiação ao vivo em Mérida (Yucatán), México, na última semana.
As listas anuais dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina – segundo a organização dos prêmios – são criadas por 300 líderes da indústria de restaurantes em toda a região, cada um selecionado por sua opinião especializada no cenário dos restaurantes latino-americanos.
A Academia está dividida em cinco regiões distintas: México, América Central; América do Sul (Norte); América do Sul (Sul); e Brasil, abrangendo os seguintes países: Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, disse a 50 Best.
Os menus de degustação atualmente oferecidos pelo Central variam dependendo dos “ecossistemas” e “alturas” desejados pelos clientes, a um custo entre US$ 248 e US$ 277,80 por pessoa.
O restaurante brasileiro de melhor colocação, A Casa do Porco, é liderado pelos chefs Jefferson e Janaína Rueda, e seu extenso cardápio traz opções à la carte e um menu de degustação “Da Roça para o Centro”, que celebra a combinação da carne de porco com ingredientes típicos do Brasil, como mandioca, tapioca e sagu. No menu de bebidas, o restaurante traz coquetéis clássicos, como Bloody Mary, Manhattan e Negroni, além de uma variedade de cachaças. A Casa do Porco ostenta o título de Melhor Restaurante do Brasil de 2022.
Ao todo, nove restaurantes do Brasil – dos quais sete estão na cidade de São Paulo – entraram na lista.
A lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina é publicada por William Reed, que também publica a lista 50 Melhores Restaurantes do Mundo, lançada em 2002; 50 Melhores Restaurantes da Ásia, lançada em 2013; e 50 Melhores Restaurantes do Oriente Médio e do Norte da África, lançada em 2022.
O top 10 da lista também inclui Don Julio, da Argentina, em segundo lugar; El Chato, da Colômbia, em quinto lugar; Maito, do Panamá, em sexto lugar; Pujol, do México, em sétimo lugar; e Boragó, de Santiago do Chile, em décimo lugar.
Os 50 Melhores Restaurantes da América Latina
- Central, Lima
- Don Julio, Buenos Aires
- Maido, Lima
- A Casa do Porco, São Paulo
- El Chato, Bogotá
- Maito, Cidade do Panamá
- Pujol, Cidade do México
- Kjolle, Lima
- Mayta, Lima
- Boragó, Santiago
- Mérito, Lima
- Oteque, Rio de Janeiro
- Leo, Bogotá
- Evvai, São Paulo
- Mishiguene, Buenos Aires
- Fauna, Valle de Guadalupe
- Le Chique, Cancún
- Villa Torél, Ensenada
- Celele, Cartagena
- Lasai, Rio de Janeiro
- Maní, São Paulo
- El Preferido de Palermo, Buenos Aires
- Sud 777, Cidade do México
- Nuema, Quito
- Parador La Huella José, Ignacio
- Chila, Buenos Aires
- Metzi, São Paulo
- Máximo Bistrot, Cidade do México
- Arca, Tulum
- Astrid y Gastón, Lima
- Sublime, Cidade da Guatemala
- Rafael, Lima
- D.O.M., São Paulo
- Pangea, Monterrey
- Charco, São Paulo
- Aramburu, Buenos Aires
- Rosetta, Cidade do México
- Osso, Lima
- Nelita, São Paulo
- Elena, Buenos Aires
- Alcalde, Guadalajara
- La Docena, Guadalajara
- Quintonil, Cidade do México
- Mil, Moray
- Gustu, La Paz (Bolívia)
- Manu, Curitiba
- Diacá, Cidade da Guatemala
- Gran Dabbang, Buenos Aires
- Mesa Franca, Bogotá
- Julia, Buenos Aires
Leia também
Os maiores sucessos comerciais de Gal, a musa tropicalista que o Brasil perdeu