Breakfast

Uma ajuda à indústria cripto

Também no Breakfast: Discussão sobre limite dos gastos públicos fica para o ano que vem, PL entra com pedido de anulação de urnas da eleição e mercado acionário em baixa até 2023?

23 de Novembro, 2022 | 06:30 AM
Tempo de leitura: 4 minutos

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia e ótima leitura!

O CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, e vários deputados se reuniram com investidores em Abu Dhabi na semana passada em uma soma de esforços para levantar dinheiro para criar um fundo de recuperação para a indústria de criptoativos, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto ouvidas pela Bloomberg News.

Zhao e sua equipe tiveram reuniões privadas com potenciais apoiadores e inclusive com entidades afiliadas ao Conselheiro de Segurança Nacional dos Emirados Árabes Unidos, como Sheikh Tahnoon Bin Zayed, que supervisiona um grande império financeiro, disseram as pessoas à Bloomberg News, que falaram sob condição de anonimato.

Os detalhes sobre o tamanho do fundo e os projetos a serem apoiados ainda não são conhecidos. Suas conversas na região também incluem propostas para se envolver com reguladores do Oriente Médio e aumentar a adoção de criptomoedas, disseram as pessoas. Um formulário do Google para avaliar o interesse do investidor está circulando com o nome da Binance.

PUBLICIDADE

=> Leia também: Genesis busca US$ 1 bi e faz alerta a investidores

Changpeng Zhao

No Radar

A ata da última reunião do Federal Reserve é o principal catalisador de expectativas desta jornada. Os investidores buscam no documento mais sinais sobre a intensidade e a duração do aperto monetário nos Estados Unidos contra a inflação. O anúncio de um prejuízo bilionário pelo Credit Suisse e a expansão do Covid na China também estarão em foco.

💸 Prejuízo à frente. O Credit Suisse alertou nesta quarta-feira que registrará um prejuízo de até US$ 1,6 bilhão neste quarto trimestre, com novas saídas dos fundos de gestão de patrimônio devido à crise de confiança que a instituição suíça enfrenta. O banco, que passa por uma ampla reforma, está cortando um terço dos postos de trabalho na China, segundo informações obtidas pela Bloomberg, como parte de um plano global de 2.700 demissões para o trimestre corrente.

📲 Revolta na cidade do Iphone. Há quase um mês isolados por Covid, centenas de trabalhadores da principal fábrica de iPhone da Apple, na China, entraram em confronto hoje com seguranças. Os funcionários da Foxconn, em Zhengzhou, saíram dos dormitórios nas primeiras horas do dia reivindicando salários não pagos e declarando temores de que o surto tenha se espalhado. Às vésperas do pico de compras da temporada de festas, a Apple alertou este mês que as remessas dos novos iPhones 14 Pro serão menores do que o previsto.

🏮 China crescerá 5%? Se o Covid for controlado e Pequim implementar políticas de incentivo ao consumo, a China pode crescer 5% em 2023. A previsão foi feita hoje pelo economista  Wang Yiming, membro do comitê de política monetária do Banco Central da China. O cenário, no entanto, não favorece essa previsão. Com 28.183 novos casos relatados até ontem, a China voltou às amplas restrições de trânsito de pessoas e testes em massa para conter os surtos.

📑 Ata em destaque. Os analistas de mercado se debruçam esta tarde sobre a minuta do último encontro do Fed, em que foi decidido o aumento do juro em 0,75 ponto percentual. A expectativa do mercado é de que o documento demonstre o consenso entre os membros do FOMC sobre a necessidade de seguir com o aperto, mas de forma mais branda. Isso poderia se refletir em uma elevação de 0,50 ponto percentual no próximo dia 14. Há ainda a incerteza sobre até onde a taxa deverá ser elevada para domar os preços.

Os mercados esta manhã
🟢 As bolsas ontem (22/11): Dow Jones Industrials (+1,18%), S&P 500 (+1,36%), Nasdaq Composite (+1,36%), Stoxx 600 (+0,73%), Ibovespa (-0,65%)

Após iniciar a semana no vermelho, as bolsas norte-americanas se recuperaram no último pregão. Os investidores ajustaram as expectativas para os próximos movimentos do Fed apoiados em discursos indicando que as taxas continuarão a subir, mas em passo mais moderado. Além disso, números sobre a indústria do Fed de Richmond ficaram abaixo das expectativas.

Saiba mais sobre o vaivém dos Mercados e se inscreva no After Hours, a newsletter vespertina da Bloomberg Línea com o resumo do fechamento dos mercados.

Agenda

Esta é a agenda prevista para hoje:

• Feriado: Japão

PMI Composto: EUA, Zona do Euro, Reino Unido, Alemanha, França, Japão

EUA: Venda de Casas Novas/Out, Pedidos Iniciais de Seguro Desemprego, Pedidos de Bens Duráveis /Out, Expectativa de Inflação e Confiança do Consumidor-Univ. de Michigan/Nov

América Latina: Argentina (Atividade Econômica/Set, Balanço Orçamentário/Out)

Bancos centrais: Ata da reunião do FOMC-Fed, Relatório Mensal do Banco Central da Alemanha, Discursam Luis de Guindos (BCE), David Ramsden e Huw Pill (BoE)

📌 Para a semana:

Quinta-feira: Alemanha (Índice IFO de Clima de Negócios/Nov); Reino Unido (Índice CBI de Tendências Industriais/Nov); Bancos Centrais (BCE divulga Atas da Reunião de Política Monetária, Discursam Isabel Schnabel (BCE), Catherine Mann (BoE); David Ramsden, Huw Pill (BoE))

Sexta-feira: Feriado: EUA (Dia de Ação de Graças); Alemanha (PIB/3T22, Clima do Consumidor-GfK/Dez); França e Itália (Confiança do Consumidor/Nov)

Destaques da Bloomberg Línea:

Alexandre de Moraes pede ao PL que refaça pedido de anulação de parte de urnas

Via aposta em Copa, loja 24h e crédito em 30 meses para crescer na Black Friday

Alckmin diz que novo limite para os gastos públicos será discutido em 2023

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Pressão fiscal toma conta do humor e mercado pune ações pós-balanço | Bolsonaro e PL entram com pedido de anulação de parte de urnas da eleição | Por que o Goldman Sachs vê os mercados em baixa até o fim de 2023

• Opinião Bloomberg: Quer saber o que esperar do colapso cripto? Lembre-se da crise de 2008

• Pra não ficar de fora: Inteligência artificial facilita consumo sustentável e pode inibir fast fashion

⇒ Essa foi uma amostra do Breakfast, que na versão completa inclui muitas outras notícias de destaque do Brasil e do mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Michelly Teixeira (Editor), Bianca Ribeiro (Content Producer), Mariana d’Ávila (Reporter, Brazil) e Filipe Serrano (News Editor, Brazil)