Bloomberg — Donald Trump, 76 anos, oficializou o que vem sinalizando há meses: vai apresentar outra candidatura para a Casa Branca em 2024, desafiando os apelos dos principais líderes do Partido Republicano e doadores para que as bases do partido se afastem do ex-presidente após perdas devastadoras nas eleições de meio de mandato da semana passada.
Minutos antes de sua aparição em um evento para anunciar sua candidatura, a campanha de Trump apresentou formalmente a documentação federal para anunciar que se postula novamente. Desta forma, ele se torna o primeiro concorrente de peso, de qualquer uma das partes, a declarar formalmente que está no páreo.
A documentação de Trump com a Comissão Eleitoral Federal foi arquivada 23 minutos antes do início programado do discurso de anúncio de Trump, designando seu comitê para a arrecadação de fundos para a campanha.
No entanto, o momento não poderia ser pior para os republicanos. Os candidatos apoiados por Trump fracassaram nas principais disputas das eleições de meio de mandato - os eleitores rejeitaram os candidatos que negavam as eleições e aqueles com posições radicais em questões sociais, como o direito ao aborto e a educação.
Isso custou aos republicanos sua chance de retomar o Senado dos EUA e os deixou muito aquém da maioria significativa que esperavam ganhar na Câmara dos Deputados, embora estivessem a uma cadeira de distância de ganhar o controle na segunda-feira à noite, quase uma semana após o fechamento das urnas em todo o país.