Furacão Nicole enfraquece para tempestade tropical ao atingir a Flórida

Governador do estado, Ron DeSantis, alertou para inundações e possíveis quedas de energia por todo o estado

Por

Bloomberg — A tempestade Nicole perdeu força após atingir a costa leste da Flórida, mas ainda castigando a região com fortes ventos.

O ciclone foi rebaixado para uma tempestade tropical, com ventos máximos de 110 quilômetros por hora, de acordo com um comunicado do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) às 4h, horário local (6h pelo horário de Brasília).

Um alerta de tempestade tropical está agora em vigor para a área que se estende ao norte de Boca Raton. O NHC também descontinuou um alerta de furacão para o Lago Okeechobee.

Ainda assim, são esperados ventos fortes até a Carolina do Sul, e os níveis de água podem subir até 1,52 metros em algumas áreas. Nicole, que está se movendo para a região oeste-noroeste, pode trazer até 15 centímetros de chuva para partes do sudeste até sábado.

A tempestade está prevista para se mover pelo centro da Flórida na quinta-feira e para a Geórgia na sexta-feira.

O governador da Flórida Ron DeSantis declarou emergências em 34 condados e pelo menos 23 distritos escolares cancelaram as aulas na quinta-feira. Os danos da tempestade podem ultrapassar US$ 2 bilhões, de acordo com uma estimativa da Kinetic Analysis Corp.

Nicole é uma tempestade incomumente extensa. DeSantis alertou os moradores para se prepararem para quedas de energia. Cerca de 16.000 trabalhadores de serviços públicos estavam de prontidão para reparar as linhas que forem interrompidas.

A tempestade deve atingir partes do estado que ainda estão enfrentando as consequências de inundações do furacão Ian, que atingiu a Flórida há seis semanas. Ele derrubou a eletricidade para 2,6 milhões de clientes, devastou a safra de laranja do estado e causou danos estimados em US$ 71 bilhões.

Nicole é a 14ª tempestade nomeada da temporada de furacões no Atlântico de 2022, correspondendo à média de longo prazo, mas bem abaixo dos 19 a 21 sistemas tropicais que os pesquisadores esperavam este ano.

Leia também

Guardiã da fortuna de Abilio Diniz prevê onda de down rounds