Bloomberg — O principal indicador de inflação dos Estados Unidos esfriou mais do que o previsto em outubro, o que dá às autoridades do Federal Reserve espaço para desacelerar suas altas de juros agressivas.
O núcleo do índice de preços ao consumidor, que exclui alimentos e energia, aumentou 0,3% em relação ao mês anterior, mostraram dados do Departamento de Trabalho na quinta-feira. O número anual desacelerou de uma máxima de quatro décadas em setembro, para 6,3%.
O CPI geral avançou 0,4% no mês passado, impulsionado pela recuperação dos preços da gasolina, e subiu 7,7% em relação a um ano atrás.
As estimativas medianas em uma pesquisa da Bloomberg com economistas apontavam para um ganho mensal de 0,6% do CPI e um avanço de 0,5% do núcleo.
Embora a desaceleração do núcleo da inflação seja uma notícia bem-vinda, ela continua muito alta. O presidente do Fed, Jerome Powell, que disse no início deste mês que as autoridades precisam ver um padrão consistente de inflação mensal mais fraca, também indicou que as taxas de juros provavelmente atingirão um pico mais alto do que os formuladores de política monetária previam anteriormente.
Quedas nos indicadores de preços de serviços de assistência médica e veículos usados abrandaram o núcleo da inflação. Custos de moradia mais altos contribuíram para mais da metade do aumento do CPI geral.
Os yields do Tesouro americano caíram e os futuros de bolsas em Nova York subiram com a divulgação dos números. O mercado está mais perto de precificar um aumento de meio ponto percentual do Fed em dezembro, em vez de 0,75 ponto percentual, e reduziram para menos de 5% a projeção de pico de juros no próximo ano.
Mas a inflação alta continua a pesar para famílias americanas e a economia em geral. Os preços elevados consumiram os ganhos salariais e levaram muitos a cortar gastos ou a usar sua poupança e cartões de crédito para continuar gastando.
A inflação e o desempenho mais amplo da economia tiveram um papel nas eleições de meio de mandato de terça-feira, embora as apurações dos votos sugiram que questões sociais se mostraram um fator maior do que as pesquisas pré-eleitorais haviam sugerido. Na manhã de quinta-feira, os resultados não eram claros, mas parecia que os republicanos ganhariam uma maioria apertada na Câmara.
Embora o Fed tenha embarcado na campanha de aperto mais agressiva desde a década de 80, o mercado de trabalho e a demanda do consumidor se mostraram resistentes. O mercado imobiliário, no entanto, piorou rapidamente em meio ao aumento do custo de financiamento imobiliário.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
Furacão Nicole enfraquece para tempestade tropical ao atingir a Flórida
Índice de preços ao consumidor volta a subir após 3 meses de deflação
©2022 Bloomberg L.P.