Nintendo afunda 7% depois de cortar as previsões de vendas para o ano

A escassez prolongada de chips afetou as vendas de videogames da fabricante japonesa no trimestre

Nintendo Tokio
Por Takashi Mochizuki
09 de Novembro, 2022 | 02:30 PM

Bloomberg — As ações da Nintendo caíram 7,1% na quarta-feira (8), depois que a empresa reduziu sua previsão para o ano fiscal de vendas dos videogames Switch em 10%, para 19 milhões de unidades. Esta foi a maior queda em mais de um ano para a fabricante de jogos com sede em Kyoto, no Japão, que manteve sua perspectiva de lucro operacional, apesar dos ventos fortes que atingem a moeda.

O lucro operacional do trimestre encerrado em setembro foi de 118,7 bilhões de ienes (US$ 809 milhões), acima dos 100,2 bilhões de ienes no mesmo período do ano anterior. A Nintendo revisou para cima sua previsão de lucro líquido para o ano, apontando o iene mais fraco como um dos principais motivos, mas manteve sua expectativa de lucro operacional para o ano em 500 bilhões de ienes.

PUBLICIDADE

A Nintendo disse que vendeu menos consoles Switch no trimestre do que no mesmo período do ano passado, em parte por causa de uma escassez prolongada de chips.

A empresa diz que agora está antecipando a produção para maximizar a entrega na temporada de compras de fim de ano, com uma melhora na produção desde setembro. O presidente da companhia, Shuntaro Furukawa, disse em uma fala logo após a divulgação dos resultados que a demanda pelo console continua firme.

O que diz a Bloomberg Intelligence

A empresa elevou sua previsão de lucro líquido em 18%, para 400 bilhões de ienes para o ano fiscal, e manteve sua perspectiva de vendas de software inalterada.

PUBLICIDADE

A Nintendo teve um grande impulso com a queda vertiginosa deste ano no valor do iene. A moeda é negociada em seu nível mais baixo em relação ao dólar americano em mais de 30 anos, e a Nintendo obtém quatro quintos de suas vendas de fora do Japão, enquanto seus custos de produção de software são denominados principalmente na moeda local.

Os analistas estão acompanhando de perto o impulso do console Nintendo Switch para a temporada de festas de fim de ano, à medida que as restrições da cadeia de suprimentos diminuem. A Nintendo sempre disse que a demanda pelo console híbrido portátil continua forte.

“É estranho que a Nintendo tenha cortado sua previsão de remessas do Switch em 10%, embora haja um amplo consenso de que a escassez de chips está diminuindo”, disse Serkan Toto, analista da indústria de Tóquio.

PUBLICIDADE

“Espero que o próximo trimestre seja diferente, em grande parte graças ao lançamento do novo título do Pokémon já na próxima semana.”

--Com a colaboração de Yuki Furukawa.

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

Zuckerberg pede ‘desculpas’ após anunciar corte de 11 mil empregos