Bloomberg — Os mercados chineses enfrentam outra semana volátil depois que as autoridades de saúde prometeram seguir “inflexíveis” na abordagem covid zero do país, diminuindo o otimismo dos investidores de que Pequim está trabalhando para aliviar as restrições.
O yuan caiu no início das negociações no mercado chinês. O yuan offshore caiu 0,8%, para 7,24 por dólar, desfazendo parte do aumento de 2% de sexta-feira. O dólar australiano - cuja cotação serve como uma medida de risco da China - caiu mais de 1%.
Ações ligadas ao setor de petróleo subiram na semana passada com a convicção de que a China tomaria medidas concretas para a reabertura. O Hang Seng China Enterprises Index teve seu melhor ganho semanal desde 2015, o petróleo Brent fechou no maior valor em dois meses. Mas os ativos de risco agora devem enfrentar uma segunda-feira difícil depois que as autoridades moderaram essas esperanças em um comunicado no sábado (5).
“Práticas anteriores provaram que nossos planos de prevenção e controle e uma série de medidas estratégicas estão completamente corretos”, disse Hu Xiang, funcionário do departamento de prevenção e controle de doenças da Comissão Nacional de Saúde.
A declaração é a mais recente indicação de autoridades chinesas que apoiam a estratégia de lockdowns e testes em massa para combater as infecções. A abordagem pesou na economia, que por sua vez arrastou os mercados financeiros.
Os ativos de ações a petróleo subiram na semana passada com convicções de que a China estava tomando medidas concretas para a reabertura. O Hang Seng China Enterprises Index teve seu melhor ganho semanal desde 2015, o petróleo Brent fechou no maior nível em dois meses, os futuros de minério de ferro saltaram e o yuan offshore se fortaleceu mais de 1%.
Efeitos na economia
O Goldman Sachs (GS) disse que a China deu alguns sinais de uma possível saída do covid zero, como tentar aliviar os temores do público sobre o coronavírus e outras preparações médicas. No entanto, “o governo ainda precisa manter a política até que todos os preparativos sejam feitos”, escreveram economistas como Hui Shan em nota.
Isso pode levar meses, segundo o Goldman, que espera uma reabertura no segundo trimestre do próximo ano.
Ainda assim, os repetidos sinais de reabertura seguidos de negações do governo de quaisquer mudanças mantiveram os investidores no limite e aumentaram a volatilidade do mercado. Investidores têm buscado motivos para comprar ações chinesas, que estão entre as de pior desempenho do mundo este ano, à medida que a economia cresce perto do ritmo mais lento em quatro décadas.
Os mercados foram impulsionados na semana passada por postagens on-line não verificadas sobre a reabertura da China, bem como manchetes apoiando o cenário de flexibilização: a Bloomberg informou que as autoridades estão trabalhando em planos para acabar com as suspensões de voos da covid, enquanto o chanceler alemão Olaf Scholz disse que a China disponibilizaria as vacinas da BioNTech contra a covid. estrangeiros no país, um potencial primeiro passo para uma oferta mais ampla.
A recuperação ocorreu apenas uma semana após uma derrota histórica nas ações desencadeada por preocupações com a tomada de poder do presidente Xi Jinping no congresso do Partido Comunista.
Embora as ações chinesas devam cair na segunda-feira (7), as expectativas de mais estímulos do governo após dados econômicos fracos e ganhos nos casos de covid-19 em outubro podem ajudar a limitar o declínio, de acordo com Cui Xuehua, analista de ações da China na Meritz Securities.
“Espero que haja uma reversão dos ganhos da semana passada, mas acredito que os mercados de ações não devem quebrar as mínimas anteriores”, disse ela. “O fato de os rumores se espalharem é um sinal positivo de que o governo chinês está discutindo internamente a flexibilização das restrições ao vírus”.
No entanto, alguns analistas alertaram para a turbulência contínua do mercado antes mesmo dos comentários das autoridades de saúde no fim de semana.
“Esperamos que a confusão continue por um tempo”, disseram estrategistas da KB Securities, incluindo Park Su-Hyun, em nota datada de sexta-feira.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
O Brasil pode virar a Argentina? Quanto tempo levaria para a inflação atingir três dígitos?
Jordan Bardella: quem é o novo líder da ultradireita na França de 27 anos