Bloomberg — Promotores sul-coreanos apontaram que o fugitivo Do Kwon pode estar na Europa e que estão examinando supostas evidências de manipulação de preços dos tokens que ele criou.
A promotoria disse nesta sexta-feira (4) que relatos sobre autoridades terem obtidos históricos de bate-papo apontando para manipulação de preços “não são falsos”.
O Terraform Labs de Kwon criou a stablecoin TerraUSD e o token Luna. O TerraUSD deveria ter um valor constante de US$ 1 por meio de uma complexa ordem de algoritmos e incentivos de traders envolvendo a Luna. O blockchain, no entanto, sofreu uma perda de US$ 60 bilhões quando a confiança no ecossistema evaporou em maio, exacerbando a queda deste ano de ativos digitais.
A localização de Kwon foi tida como incerta depois que promotores em Seul pediram sua prisão por acusações que incluíam violações da lei do mercado de capitais. A Coreia do Sul disse que ele é alvo de um aviso vermelho da Interpol.
Nem Kwon nem o Terraform Labs responderam imediatamente a um pedido de comentário da Bloomberg News.
Kwon já havia negado irregularidades ou estar foragido. No Twitter, ele zombou da saga ao seu redor, “trollando” os policiais e postando uma foto de uma arma com as palavras “pew pew”.
--Com a colaboração de Joanna Ossinger
Leia também
Payroll acima do esperado estimula queda nos mercados americanos